O início dos Campeonatos Regionais de Bocha Paralímpica está marcado para o próximo mês, com o Regional Sul abrindo as competições, de 25 a 28 de abril. Seguem o Regional Nordeste, em maio e Regional Norte em junho. Após uma pausa devido aos Jogos Paralímpicos, em Paris, os regionais retornam em setembro com o Centro-Oeste, outubro com Leste, encerrando em novembro com o Regional Sudeste. Estes eventos representam uma etapa importante para os atletas desta modalidade já que valem vagas para o Campeonato Brasileiro que será realizado em dezembro, no Centro Paralímpico, em São Paulo.
Campeonato Regional Sul
A cidade de Itajaí, Santa Catarina, receberá atletas de clubes e associações dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para o Campeonato Regional Sul, entre os dias 25 e 28 de abril. O local escolhido será o imponente Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, localizado no Centro da cidade. Os atletas e staffs receberão alimentação (almoço e jantar), transporte e hospedagem no Novotel Itajaí, próximo ao evento.
Para a competição estão sendo esperados não só jovens promessas como também atletas veteranos da Seleção Brasileira, todos disputando poucas vagas em suas classes para a principal competição nacional do ano, o Brasileiro. Em 2023, foram 77 atletas inscritos no evento que aconteceu em Curitiba, Paraná, como os irmãos Marcelo e Eliseu dos Santos, ambos medalhistas paralímpicos na classe BC4 (Eliseu é dono de cinco medalhas paralímpicas, bronze no individual e ouro nos pares BC4 em Pequim 2008; bronze no individual e ouro nos pares BC4 em Londres 2012 e prata nos pares BC4 nos Jogos Rio 2016 ao lado de Marcelo).
Todas as informações fornecidas sobre o processo de inscrição e os requisitos necessários podem ser previstas no Regulamento Geral do Campeonato Regional Sul 2024 e no Informativo da competição.
Nota: Após visita técnica, foram realizadas reavaliações onde percebeu-se a necessidade de alteração de data e local previstos para o evento, conforme boletim divulgado.
Inscrições abertas até o dia 19 de março
Os preparativos para o Regional Sul e o Regional Nordeste de Bocha Paralímpica estão em pleno andamento com as inscrições abertas. O processo de inscrição será realizado exclusivamente através do Sistema de Gestão Esportiva (SGE), com um período definido de 14 a 19 de março para ambos.
Para garantir a participação de seus atletas, é necessário que uma instituição esteja devidamente cadastrada no SGE, com uma pessoa responsável pelo preenchimento do cadastro e envio dos documentos necessários. Após a regularização da instituição no sistema, é possível avançar para o cadastro dos atletas, inserindo todas as informações e documentos necessários, incluindo o atestado médico. A ANDE irá validar as inscrições dos atletas, garantindo que cumpram os critérios determinantes no SGE. Em caso de dúvidas, os clubes podem entrar em contato com o e-mail clubes@ande.org.br.
Não há limite de inscrições para inscritos pelo clube, porém a ANDE solicita que inscritos apenas aqueles que tenham condições técnicas de participação. Os clubes são solicitados a informar à organização até 31 de março caso algum atleta inscrito não possa participar do evento. Quaisquer alterações nas inscrições ou substituições de pessoal poderão ser realizadas até dia 15 de abril.
Campeonato Regional Nordeste
Logo em seguida será a vez de Pernambuco sediar o campeonato regional. O evento acontece de 02 a 05 de maio no Polo Comercial, em Caruaru. Podem participar atletas de clubes e associações de nove estados da região nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia, Sergipe, Piauí, Maranhão, Ceara e Pernambuco. Assim como no Regional Sul, a ANDE assumirá alguns custos, a fim de auxiliar os clubes e associações. Os atletas e staffs receberão alimentação (almoço e jantar no Barcos Recepção localizado a 150m da área de competição), transporte e hospedagem no WA Hotel Caruaru, situado no bairro de Indianópolis.
No ano passado, o Regional Nordeste foi realizado em João Pessoa, PB, e contou com a maior representatividade de cada parte da região nordestina até o momento. Foram 72 atletas de 8 estados, sendo Sergipe o único sem representante. Para o Coordenador da ANDE responsável pela Região Nordeste, Esnande Quirino, isso mostra a evolução regional no cenário nacional: “Pela primeira vez temos todos esses estados presentes, isso mostra o fortalecimento da bocha nordestina, resultado de tudo que viemos fazendo. Fico muito feliz mas ainda temos muito trabalho pela frente, queremos evoluir ainda mais”, ressaltou à época.
Todas as informações fornecidas sobre o processo de inscrição e os requisitos necessários podem ser previstas no Regulamento Geral do Campeonato Regional Nordeste 2024 e no Informativo da competição.
Os Campeonatos Regionais de Bocha Paralímpica são realizados pela Associação Nacional de Desportos para Deficientes, ANDE, com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro. A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Expediente Imprensa
comunicacao@ande.org.br
Grazie Batista – 21 97462-0382