Brasil encerrou hoje (06), a Copa do Mundo de Bocha Paralímpica etapa São Paulo com mais duas medalhas, uma prata e um bronze, totalizando sete (uma medalha de ouro, quatro pratas e um bronze). O Centro Paralímpico recebeu um dos maiores eventos de bocha do mundo, de 29 de maio a 7 de junho.
Dentre os destaques da competição está o multimedalhista paralímpico Maciel Santos, da classe BC2, voltando pra casa com duas insígnias. Nos eventos individuais, o atleta terminou a campanha com seis vitórias em seis jogos, culminando na final de placar 4 a 2 contra o indonésio Félix Ardi Yudha. A outra medalha foi o bronze, e veio ao lado de Iuri Tauan, BC2, e Andreza Vitória, BC1. Após perder para a Grã Bretanha na semifinal por 9 a 1, a equipe brasileira BC1/BC2 venceu a Eslováquia por 16 a 2 e garantiu a terceira posição no pódio. Sobre os resultados, o cearense diz estar satisfeito, visto a alta competitividade: “Esta foi a competição mais forte do ano. Só na minha classe tinha 17 atletas, entre eles, os melhores do mundo. Na equipe também tivemos 5 países entre os dez melhores do ranking mundial e nós estamos saindo daqui no pódio. A meta foi cumprida para esta competição.” Em relação aos Jogos Paralímpicos de Paris, Maciel pondera: “Agora é preciso analisar o que deu errado e o que deu certo, estudar e treinar. Ainda temos a Copa do Mundo em Póvoa de Varzim (08 a 16 de julho) e aí foco total em Paris”. No ponto mais alto do pódio, a Indonésia, com os atletas Gischa Zayana, Felix Yudha e Muhamad Syafa. A Grã Bretanha ficou com a prata, sendo representada pelos atletas David Smith, Claire Taggart e Kayleigh Haggo.
No Par BC4 (doenças severas e que não recebem assistência), a paraibana Laíssa Guerreira e o maranhense André Martins conquistaram a prata numa final contra os irmãos veteranos Leidy e Edilson Chica Chica com placar de 8 a 0. A jovem dupla conquistou a vaga nos Jogos de Paris em no Torneio Qualificatório de Coimbra, em março. “Foi um aprendizado muito grande pra nós, jovens atletas. Há um processo de aprendizado e temos muito a melhorar, mas vimos que temos possibilidades, o resultado está ao alcance se continuarmos trabalhando”, comenta Laíssa. “Tivemos uma evolução desde Coimbra e estou satisfeito porque não desistimos, lutamos mesmo diante adversários tão experientes. Estou orgulhoso e sei que vamos continuar dando nosso melhor” endossa André. Completando o pódio, Estados Unidos com Cassie Mitchel e Nick Taylor.
Já no Par BC3 (classe que conta com instrumento auxiliar -calha- e assistente esportivo), Mateus Carvalho e Evelyn Oliveira venceram duas partidas, mas não avançaram da fase de grupos devido ao saldo de pontos. A terceira colocação foi para a Argentina com Stefania Ferrando e seu assistente Juan Ferreyra, e Rodrigo Romero com o assistente Leandro Villagra, e a prata foi para os peruanos Niurka Callupe e Carolina Vela, e Dean Acosta e Jorge Asanza. A medalha de ouro ficou com a equipe da Turquia, com Havva Alyurt e seu assistente Kurbani Alyurt, e Öner Bozbiyik e Sema Bozbiyik.
Estrutura da Copa do Mundo
Durante o evento, foram montadas 08 quadras para a competição e mais 04 para aquecimento e treinos, além de sala de classificação funcional, controle de dopagem, checagem de equipamentos, área médica e organização. Esta é a quarta vez que o país recebe a Copa do Mundo de Bocha Paralímpica.
Artur Cruz, presidente da Associação Nacional de Desportos para Deficientes, ANDE, entidade responsável pela gestão da modalidade no país, está satisfeito com a produção do evento: “Estou muito feliz em ter realizado essa competição, receber 24 países, 85 atletas e conseguir oferecer a todos nossos visitantes o mais alto nível em matéria de competição, organização, lisura e transparência, todos os aspectos que uma competição precisa ter. Estou feliz e que venham as próximas” finaliza o gestor.
Saiba mais: COPA DO MUNDO REÚNE ATLETAS DE 24 PAÍSES NA CAPITAL PAULISTA
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.
Serviço
São Paulo 2024 World Boccia Cup
Data: 29 de maio a 07 de junho de 2024.
Cerimônia de abertura: 31 de maio, às 16h30.
Os jogos acontecem das 09h30 às 18h.
Cerimônias de premiação: Eventos individuais: 04/06, Pares e Equipes: 06/06, ambos depois da última partida do dia.
Evento gratuito aberto ao público
Canal de Transmissão:
https://www.youtube.com/@andenatv
Fotos:
https://flic.kr/s/aHBqjBsbZf
Redes Sociais:
https://www.instagram.com/andenarede/
Imprensa:
Grazie Batista – (+5521) 97462 – 0382