Aconteceu hoje (13), em São Paulo, o evento em que o CPB lançou sua nova campanha intitulada “Movimento Paralímpico”, tendo três principais objetivos: apresentar a nova linha de uniformes dos atletas, anunciar o programa de licenciamento de produtos do CPB e divulgar e aumentar a visibilidade do Esporte Paralímpico no Brasil.
Mizael Conrado, presidente do CPB, que conduziu o evento, explicou que as ideias se originaram das dificuldades enfrentadas para conseguir patrocinadores para os uniformes das seleções, tanto pela demora para encontrar firmas dispostas a isso, tanto pela falta de preparo das mesmas para produzir produtos adequados às necessidades dos desportistas. Sendo assim, manifestou-se a possibilidade que o próprio Comitê desenvolvesse os novos trajes.
Amanda Rabelo, líder do Núcleo de Design, explicou que todo o processo de elaboração foi um “desafio”, para que os novos uniformes pudessem alinhar a identidade do CPB com um design legal, modelagem e tecidos adequados e funcionalidade para a prática de esportes. A elaboração envolveu conversar com os atletas para produzir peças pensadas em cada uma das necessidades específicas deles. Exemplificou que, ao conversar com deficientes visuais, elas contaram que alças cruzadas em tops causam dificuldades na hora de vesti-los.
Já o licenciamento dos produtos tem a finalidade de dar às pessoas acesso aos uniformes, e possivelmente outros produtos no futuro, que representam vitórias e um movimento de superação e inclusão de uma parcela significativa da sociedade, além de um público consumidor de alto potencial por representarem, como dito por Mizael, 23,9% da população brasileira.
O evento também contou com um desfile com os próprios atletas como modelos, apresentando as novas peças. Os três primeiros a desfilar são os mesmos que estrelam a campanha, que conta com site e quatro vídeos de um minuto cada, mostrando Maria Dayanne, Vinicius Rodrigues e Mateus de Assis Silva, atletas paralímpicos brasileiros de alto rendimento, em suas rotinas de treino.
Mizael ainda incluiu em seu discurso um dos princípios da campanha que é enxergar as limitações trazidas pela deficiência como um detalhe, que não define verdadeiramente um indivíduo. E, encerrando, fez um agradecimento a dois parceiros, à Reserva que irá cocriar com o Comitê Paralímpico uma linha de camisetas da campanha Movimento Paralímpico, e ao Grupo Globo que fará a cobertura do jogos ParaPan-Americanos de Lima, por ajudar a colocar o esporte paralímpico na mídia.
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Acesse aqui o site oficial da campanha.