O Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB está realizando o Camping Escolar Paralímpico 2019 com 101 jovens participantes de 21 Estados e o Distrito Federal. Eles foram convidados pelo CPB para vivenciarem a rotina de um competidor do alto rendimento. As atividades são realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Pulo, e seguem até a próxima terça-feira, 5 de fevereiro.
Os atletas foram selecionados ao se destacarem nas Paralimpíadas Escolares de 2018. Nesta edição do projeto, há treinos das 11 modalidades disputadas na competição nacional. Durante os nove dias do Camping, os jovens passarão por testes e avaliações, treinos especializados para melhorar sua performance, além de palestras com técnicos do CPB.
Na bocha o trabalho com os 4 jovens atletas está sendo comandado pelo coordenador da seleção brasileira de bocha, Moisés Fabrício. Moisés, além de passar sua experiência aos garotos, convidou membros da comissão técnica da seleção, Vagner Lima (técnico bc3), Paulo Barbosa(preparador físico) e Marcelo Oliveira(membro da equipe da análise de rendimento); que fizeram testes e avaliações com a turma.
“Esse trabalho é muito importante pro futuro, esses e outros atletas jovens já vinham sendo monitorados por nós e agora podemos trabalhar mais efetivamente na preparação deles pra, quem sabe, já serem aproveitados na seleção principal em 2024 e 2028.” – destacou Moisés que também revelou querer usar uma das 9 fases de treinamento da seleção brasileira para levar mais um grupo de jovens.
Já no futebol de pc, o trabalho está sendo realizado pelo Marcos Vinicius Ferreira Ramos, auxiliar técnico da seleção brasileira sub19 está trabalhando com os jovens e destaca: “Nosso objetivo aqui no camping e aflorar o lado atleta desses meninos dando a eles um vivência de treinamentos e experiências jamais antes vividas pelos mesmos”