Finalmente 2021 chegou! E que ano difícil foi 2020. Um ano de muitas perdas. Além de vidas, levadas pela COVID19, perdemos a alegria de estarmos juntos, o prazer do abraço sem medo e calamos os gritos de vitórias em nossas competições. Mas o ano que passou trouxe muitos aprendizados e foi preciso descobrir novas maneiras de estarmos juntos, mesmo que distantes.
A pandemia da COVID19 nos obrigou a cancelar todas as atividades de nosso Calendário Oficial do ano de 2020. Foi um período marcado pela incerteza e dificuldade de ações presenciais como a realização de eventos esportivos.
Assim, estrategicamente, concentramos nossas forças em atividades, através de plataformas on-line, capazes de suprir, mesmo que parcialmente, as expectativas de toda a comunidade esportiva que nos cerca.
Inicialmente, foram realizadas lives, que começamos através do Instagram @andenarede, depois migramos para o Youtube e Facebook para ampliar nosso alcance, com lives que abordaram diferentes temas – regras, seleções brasileiras, calendário e competições internacionais, calendário nacional, treinamento a distância, e sobre o legado deixado pela triste passagem do super campeão Dirceu Pinto. Depois foram as lives onde convidamos atletas para entrevistar outros atletas da mesma modalidade. Nos divertimos e nos emocionamos com histórias que vieram de todas as regiões do país, conhecendo um pouco mais da história dos participantes. Terminamos 2020 com mais de 40 lives realizadas com a participação de mais de 70 pessoas.
Com a melhora dos índices relativos à pandemia, um processo de retorno ao trabalho presencial foi iniciado, mas ainda havia impossibilidade de realização de competições esportivas. Nesse segundo quadro lançamos mão de nova estratégia: cursos de capacitação profissional, em parceria com a Educação Paralímpica do CPB, envolvendo todas as funções que participam dos eventos nacionais.
Importante lembrar que, ainda em março de 2020, foram realizados em Rio Branco, no Acre, dois cursos presenciais (Cursos de Iniciação Esportiva e Arbitragem e Fundamentos Técnicos da Classificação Funcional) com a participação de 23 alunos.
A demanda on-line envolveu profissionais que desejavam aprender sobre a Bocha Paralímpica e se tornarem novos árbitros. Foram criados e executados 04 cursos com o título: Curso de Iniciação Esportiva e Arbitragem de Bocha Paralímpica.
Nestes eventos on-line os números da participação foram:
Uma segunda demanda on-line envolveu profissionais que desejavam aprender sobre a Bocha Paralímpica e o Futebol PC para se tornarem novos classificadores funcionais. Foi criado e executado um curso com o título: Fundamentos Técnicos da Classificação Funcional em PC envolvendo informações acerca das duas modalidades. A procura foi de uma tal proporção que, em poucos dias de inscrição, 95 profissionais se registraram, desses 78 participaram do curso com mais de 85% de presença nas atividades, foi aplicada para esses profissionais uma avaliação escrita em que 40 profissionais foram aprovados e obtiveram a titulação de Classificadores Trainees. Agora, estes irão iniciar seu processo de estágio para que num futuro se tornem Classificadores Funcionais.
Em todos esses cursos citados acima, as inscrições foram encerradas antes das datas previstas para o término pois a procura foi muito maior que o número de vagas ofertadas. Já planejamos novas edições a serem realizadas em 2021.
O sucesso do projeto de capacitação profissional foi tão grande que atletas e profissionais que exercem as funções de técnico, assistente esportivo, preparador físico e calheiro, nos solicitaram um curso específico voltado somente a esse público que deseja adquirir mais conhecimento sobre as modalidades porém, não pretende modificar suas funções esportivas.
Assim, as Coordenações de Classificação Funcional (Prof. Claudio Diehl) e de Arbitragem (Prof. Alex Lautherbach), em uma ação conjunta, criaram um novo produto (curso) que abordou tópicos específicos das duas áreas de conhecimento sob o olhar não do árbitro ou do classificador funcional, mas do atleta, do técnico e do clube. Esse produto foi apresentado a Direção Técnica e a Presidência da ANDE tendo sido autorizado a sua execução.
Novamente em parceria com a área da Educação Paralímpica do CPB, este novo curso foi disponibilizado para um processo de inscrição e, como nos cursos anteriores, a procura por vagas no curso foi instantânea. Muito antes da data prevista o processo de inscrição foi encerrado. Foram 148 inscrições de todas as regiões do Brasil, estando entre esses 71 técnicos.
Além de todo esse envolvimento descrito acima, A Coordenação da Arbitragem da ANDE com uma constante preocupação em manter seu quadro de arbitragem sempre atualizado e cada vez mais capacitado elaborou um Seminário de Atualização para árbitros já graduados em que foi apresentado o Manual de Procedimentos da arbitragem brasileira, devidamente alinhado com as orientações da Federação Internacional da modalidade (BISFed) porém com um texto bem mais completo e explicativo do que o próprio manual internacional. Ao final do Seminário, todos os árbitros foram submetidos a uma avaliação escrita. A média das notas obtidas pelos árbitros (de nível aspirante a regional até nível internacional) foi 86.26.
Segundo o Prof. Alex Lautherbach:
“Não podemos ter somente 6 ou 7 árbitros atuando em nível internacional, nós almejamos, e o objetivo do trabalho no Brasil, sempre será de ampliar o número de árbitros em eventos internacionais e ter todos os nossos árbitros atuando em eventos nacionais como se estivem em Campeonatos Mundiais ou Jogos Paralímpicos.
Sabemos que a demanda para 2021 será ainda maior do que anos anteriores, e estamos nos preparando cada vez mais e melhor para que possamos superar todas as expectativas com relação a nossa performance em quadra.
Por isso a capacitação foi à nível Brasil! Contamos com a presença da maioria dos árbitros atuantes hoje, em nosso quadro, sendo isso de importância fundamental, considerando que eles só poderão atuar depois de terem realizado todas as etapas do processo, composto por aulas e prova”.
Em dezembro foi a vez dos profissionais que já possuem a titulação de Classificadores Funcionais da ANDE participarem do Seminário de Atualização. O processo foi similar ao de arbitragem, com avaliação escrita ao final.
Segundo o Prof. Claudio Diehl:
“A Classificação Funcional é a porta de entrada para todos os atletas que queiram participar do esporte de alto rendimento. A sua área de conhecimento é ampla, complexa e delicada.
No entanto, este conhecimento deve ser compartilhado por todos, não apenas classificadores, mas principalmente por aqueles que estão na ponta deste processo, os clubes. Através de seus representantes, técnicos, atletas e staff, o atleta iniciante tem o seu primeiro contato com o esporte e assim com a classificação funcional. Neste sentido, o curso de atualização para os representantes de clubes é necessário e deve continuar abrindo e mantendo um canal de comunicação com a área de classificação funcional. Além disso, realizaremos o primeiro seminário de classificadores da ANDE, ainda este ano, melhorando a nossa qualidade de serviço.
No momento, temos 10 classificadores funcionais sancionados pela ANDE. Este número é muito baixo para as demandas de classificação funcional. Pensando em 2021, acreditamos que esta demanda será aumenta com o novo formato de competição. O curso de formação de novos classificadores iniciou no ano passado e continuou neste ano e nossa expectativa é de termos um número que comporte as demandas atuais e futuras. A formação de novos classificadores demanda tempo e por isso o processo é contínuo.
Outra expectativa para 2021 é o lançamento de um novo Manual de Classificação da ANDE, mais atualizado e de acordo com as últimas exigências da BISFed e da IFCPF e que todos possam ter acesso no nosso site”.
E, sempre baseado em nosso planejamento estratégico, o Presidente Artur Cruz falou sobre a busca de novas soluções que se desdobraram nas ações acima:
“Nossa busca pela melhoria em todas as áreas de atuação é constante, mesmo diante de toda essa adversidade, não paramos um só minuto. Distantes, mas sempre juntos, encontramos os caminhos necessários para nos mantermos vivos e ativos nessa caminhada, onde a necessidade fez com que colocássemos em prática o que já estava planejado antes do tempo, mas com certeza na hora certa, pois DEUS sabe de todas as coisas. O propósito da ANDE continua firme: “Transformar e inspirar vidas através do esporte” e com esse espírito e esperança, estamos adentrando 2021 mais capacitados e prontos para as batalhas que virão.”
E assim, lançamos nosso Calendário de Atividades Presenciais de 2021, trazendo as datas previstas para as semanas de treinamento da seleção brasileira de bocha, que retornará aos treinos no CT Paralímpico, visando Tóquio 2020+1. As competições realizadas pela ANDE, incluindo o novo Campeonato Brasileiro de Bocha Individual Feminino, assim como os eventos com participação de nossas seleções, também se encontram no calendário. E aos poucos vamos divulgando as novas datas de cursos e capacitações on-line.
Muitas novidades estão por vir e vamos com tudo em 2021, com toda nossa comunidade esportiva envolvida, seguindo todos os padrões de segurança e muito mais capacitada no exercício de suas funções. Assim, o esporte cresce, todos crescem!