A cidade de Blumenau receberá o primeiro campeonato exclusivamente organizado para mulheres no mundo, o Brasileiro Feminino de Bocha Paralímpica, entre os dias 08 e 14 de novembro. O estado de Santa Catarina recebeu também o Masculino, de 25 a 31 de outubro, em Joinville, fazendo dessas a primeira competição oficial de bocha paralímpica de abrangência nacional com separação de gênero do mundo.
O SESI, Centro Esportivo Bernardo Werner, receberá 32 clubes de diversas regiões do país para o Brasileiro Feminino. São 18 atletas disputando pela classe BC1, também 18 na classe BC2, 24 atletas pela BC3 e a BC4 conta com 15 participantes. Somando aos assistentes e técnicos são 184 inscritos na competição.
Como já feito no Campeonato Brasileiro Masculino, ocorrido na cidade de Joinville, o evento garantirá aos envolvidos a infraestrutura e segurança necessárias, dentro de rígidos protocolos contra COVID-19, incluindo as acomodações. As equipes, coordenadores e organizadores da ANDE serão instalados em 3 hóteis, o Himmelblau Hotel, Blu Terrace Hotel e o Plaza Blumenau Hotel, onde contarão com translados acessíveis até o local de competição. A alimentação também está garantida com café da manhã nos hotéis e almoço e jantar no local de competição, evitando manobra logística desnecessária. O Protocolo de Ações Preventivas está disponível para download.
Mas não só a bocha paralímpica estará presente no SESI Blumenau. O local abraçará também o Campeonato Brasileiro de Futebol PC – 2ª divisão, com cerimônia de abertura única para ambas as modalidades, a ser realizada no dia 09, às 10h30.
Para o futebol, 8 equipes foram inscritas, são 7 equipes nacionais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, São Paulo Rio de Janeiro, Piauí, Santa Catarina, e mais a Federação do Chile, que pelo segundo ano fez contato com a ANDE solicitando participação nas competições como preparação para os Jogos Parapan Americanos de Santiago 2023.
Todos os atletas e comissão técnica da competição de futebol ficarão hospedados no próprio SESI, onde a Prefeitura de Blumenau arcará com as despesas de hospedagem e alimentação. A segunda divisão do campeonato promete ser tão aguerrida quanto a primeira divisão, ocorrida em agosto desse ano, no Centro Paralímpico do Comitê Paralímpico Brasileiro, onde competiram 81 atletas. As informações do Congresso Técnico já estão disponíveis para visualização e download.
Os primeiros Boletins Oficiais das duas modalidades já foram divulgados através de meio eletrônico (whatsapp) em grupo administrado pela organização, onde as equipes devem indicar no Congresso Técnico o nome de uma pessoa para participar. O Boletim Oficial do Campeonato Brasileiro Feminino de Bocha Paralímpica pode ser conferido aqui e o do Campeonato Brasileiro de Futebol PC – 2ª divisão neste link.
A Bocha Paralímpica Brasileira conta com o patrocínio das Loterias Caixa e a ANDE agradece o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e da Azul Mob, sempre presentes, e ainda a Prefeitura de Blumenau, a Secretaria de Esportes de Blumenau, a Associação de Paradesporto de Blumenau, APESBLU, Paradesporto Blumenau, Agro Aves, Transpotech, Unimed e Governo Federal.