Os Comitês Olímpico Internacional, Paralímpico Internacional, Organizador de Tóquio 2020, o Governador de Tóquio e o Governo do Japão, através de uma teleconferência, chegaram, hoje, à uma nova data para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2021. Os Jogos Olímpicos irão acontecer de 23 de julho a 08 de agosto e as Paralimpíadas acontecerão de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021.
A decisão foi tomada levando em conta os interesses dos atletas e do esporte olímpico, proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos, dar suporte à contenção do vírus Covid-19 e o calendário internacional de esportes.
Essas novas datas darão tempo para as autoridades de saúde e todos os envolvidos na organização dos jogos para lidar com as mudanças de cenário causadas pela pandemia do Covid-19. As novas datas são exatamente um ano depois das datas originais para que as alterações sofridas no calendário internacional de esportes sejam minimizadas, e darão tempo suficiente para terminar os processos de qualificação.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional também agradeceu o apoio dos Comitês e Associações que ajudaram nesse processo, e que acredita que com esse anúncio das novas datas poderão superar esse desafio sem precedentes e que os jogos serão uma luz no fim do túnel.
Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional, comentou que ter conseguido definir novas datas tão rapidamente é fantástico e que isso dá segurança aos atletas e aos interessados, além de ser algo para se mirar no futuro. Completou que quando os jogos acontecerem serão uma celebração global da resiliência humana e uma sensacional manifestação do esporte. E, que a prioridade agora é nos mantermos em segurança durante esse difícil momento.