A cidade de Ji-Paraná/RO recebeu a Fase Seletiva Estadual “Viver Sem Limites” de Bocha Paralímpica nos dias 28 e 29 de abril/2022. O Instituto Força do Amor – IFA, a Federação Rondoniense Paralímpica de RO – FROPE, e a Associação Nacional de Desporto para Deficientes – ANDE, realizaram o evento no Sesc Clementina onde, além das partidas e cerimônias de abertura, encerramento e premiações, também congresso técnico, classificação funcional, alimentação e palestras. As hospedagens e acomodações de todos os participantes aconteceu no Hotel Economy de Ji-Paraná e deslocamento diário através dos ônibus da Empresa União Cascavel de Ji-Paraná.
Na competição, 22 atletas de 6 clubes disputaram vagas para o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica 2022, a ser realizado em setembro. Estagiários dos cursos de Educação Física e de Fisioterapia da UNIP Ji-Paraná participaram do evento que contou ainda com voluntários, profissionais para apoio do próprio Sesc Clementina, e coordenadores do evento.
Mas a melhor jogada nem estava na quadra. O Comitê Organizador da Seletiva Estadual de Rondônia proporcionou principalmente o conhecimento sobre a causa do paradesporto. Palestras com temas como A importância da bocha paralímpica para pessoas com paralisias cerebrais e doenças degenerativas; A bocha adaptada e classificação funcional – O Esporte como ferramenta neurofuncional para a reabilitação; e A Evolução do esporte paralímpico de Rondônia foram e sempre serão de máxima importância no cenário social.
A deputada federal Silvia Cristina, presente na cerimônia de abertura da competição, ressaltou a importância de eventos como esse. Muito emocionada com o movimento paralímpico da bocha não só em Rondônia como em todo o Brasil, a deputada prometeu propor projetos de incentivos no estado de Rondônia e dentro de entidades que praticam a modalidade com afinco, garra e dedicação em todo o país.
Com essa programação ampla e diversificada, a estimativa de público presente e de todas as pessoas envolvidas nas competições, cerimônias, staffs e logísticas do evento, foi de aproximadamente 900 pessoas. Muitos já conhecedores e divulgadores do paradesporto e tantos outros que puderam ter a oportunidade de alguma vivência ou experiência com a modalidade de bocha no município de Ji-Paraná/RO.
RESULTADOS MASCULINO
Classe BC1
1º Lugar: Lucas Francisco (Cernic/Cacoal)
2º Lugar: Júlio Cesar (Apae/Ariquemes);
Classe BC2
1º Lugar: Kauãn Andrade (RCP/Porto Velho)
2º Lugar: Ronaldo Freitas (Cernic/Cacoal)
3º Lugar: Raison Luiz (RCP/Porto Velho)
4º Lugar: João Wesley (RCP/Porto Velho);
Classe BC3
1º Lugar: Anilton Gabriel (Cernic/Cacoal)
2º Lugar: Marcos Barbosa (Apae/Jaru)
3º Lugar: Fernando Bertini (Cernic/Cacoal) 4º Lugar Jean Carlos Martins Macedo (RCP/Porto Velho);
Classe BC4
1º Lugar: Nilson Pereira (RCP/Porto Velho)
2º Lugar: José Roberto (RCP/Porto Velho)
3º Lugar Pedro Henrique (Apae/Ariquemes)
RESULTADOS NO FEMININO:
Classe BC1
1ºLugar Gabriele Alves (Apae/Espigão do Oeste)
Classe BC2
1º Lugar: Dheniffer de Jesus (Apae/Jarú)
2º Lugar: Mayara Ferreira (Apae/Ariquemes)
3º Lugar: Cristiara Muttz (Apae/Espigão do Oeste)
Classe BC4
1º Lugar: Iara Gabriele (Cernic/Cacoal)
2º Lugar: Elisa Almeida (Apae/Ariquemes).
Vários parceiros foram fundamentais para a realização deste evento: Sesc Clementina JiParaná, Empresa de Transportes União Cascavel (Eucatur), Hotel Economy, UNIP Ji-Paraná, OAB JiParaná, CrediSIS Jicred Ji-Paraná, Posto Fortaleza, Celso Nery (som, festas, palco e iluminação) e Federação das APAES/RO e SEMUSA Ji-Paraná.
Fotos disponíveis em https://bityli.com/lWyqR .
Crédito: Sílvio Carmo