Fim dos eventos individuais com 2 medalhas de bronze para o Brasil
Um dia memorável para a bocha brasileira no quinta dia de competições em Tóquio. Maciel dos Santos e José Carlos Chagas de Oliveira conquistaram a medalha de bronze nos eventos individuais das classes BC2 e BC1, respectivamente. Hoje começam os eventos de pares e equipes, e a perspectiva de superar as medalhas de Rio 2016 é grande, onde saímos com medalha de ouro nos pares BC3 e prata na classe BC4, não tendo medalhas no individual.
Maciel entrou em quadra às 21:30, horário de Brasília, contra o tailandês Saengampa Worawut. Levando as duas primeiras parciais, o jogo empata na terceira por 3 a 3 e a decisão fica para a quarta parcial. Estratégia, nervosismo, vantagens amplas que se desfaziam pelo oponente em apenas 1 bola jogada, Maciel arremessa sua última bola e aproxima ainda mais a sua outra azul, levando 1 ponto e conquistando a partida. Muito emocionado, ele dedica essa vitória: Agradeço à minha família, esposa, meus filhos, à ANDE, aos patrocinadores, todos que fazem parte dessa história. Deus honra a quem trabalha. Dirceu, essa medalha é pra você também, meu velho, meu irmão. Onde quer que você esteja, essa medalha é sua – completa lembrando de Dirceu Pinto, medalhista paralímpico e um dos grandes nomes da bocha brasileira, falecido em abril do ano passado.
Logo em seguida, às 22:40, foi a vez de José Carlos Chagas de Oliveira disputar o bronze com André Ramos, de Portugal. Começando perdendo por 2 x 0, o jogo parecia que seria difícil para o brasileiro. Porém, José vira de uma forma surpreendente na segunda parcial com 5 pontos, 2 na terceira e mais um na quarta parcial, fechando a partida por 8 contra apenas 2 do português. Um abraço para todos que estiveram sempre comigo, minha família, amigos daqui da seleção, minha namorada linda, e para todos da ANDE, por ter acreditado em mim. Estou muito, muito feliz com essa medalha de bronze.
Na cerimônia de premiação, Maciel subiu ao pódio vestindo por baixo do uniforme uma camisa dedicada ao amigo com sua foto e os dizeres: “Não se iluda. Seu resultado é do tamanho da sua preparação.” Depois a comissão técnica se reuniu aos medalhistas e, com muito carinho, cantaram e se abraçaram provando o que sempre foi dito por Dirceu: A bocha é uma família.
Início das provas coletivas
Começam hoje a noite as provas coletivas da bocha paralímpica. Às 21:30, Brasil enfrenta Portugal pela Equipe BC1/BC2, composta por Andreza Vitória e José Carlos Chagas de Oliveira, ambos classe BC1, e Maciel dos Santos e Natali Faria, da classe BC2. Ao mesmo tempo, nos pares BC4 com os Eliseu dos Santos, Ercileide Laurinda e Marcelo dos Santos, o Brasil joga com a Eslováquia, retornando com os mesmo adversários às 02:25 da manhã.
Às 4:20 é a vez do par BC3 pegar a seleção de Portugal. Brasil conta com Evani Calado, Evelyn de Oliveira e Mateus Carvalho para a competição. Em seguida, Às 06:05, a equipe brasileira BC1/BC2 recebe a Eslováquia. No mesmo horário, Canadá e Brasil se enfrentam com os pares BC4. As finais serão no dia 02 de setembro aqui no Brasil.
Fotos disponíveis no Flickr do Comitê Paralímpico Brasileiro e pode ser acessado aqui.
Os jogos são transmitidos através do site da BisFed e no youtube do Comitê Paralímpico Internacional. Acompanhe também as redes sociais da ANDE @andenarede e fique por dentro de tudo o que acontece.
Comunicação ANDE
comunicacao@ande.org.br