A Rio de Janeiro 2022 World Boccia Cup começou nesta quarta-feira (27) com nove atletas brasileiros em disputas na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Ao todo cerca de 90 atletas de 18 países participam da competição, que vai até a próxima segunda-feira (2/5) com entrada gratuita para o público.
Destaque para um duelo entre dois compatriotas de gerações distintas. Pela classe BC2, o cearense Maciel Santos, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, venceu o jovem potiguar Iuri Silva por 3 a 2.
A Copa do Mundo de bocha 2022 é um “aquecimento” para o Mundial de Bocha em dezembro, quando o mesmo local na capital fluminense também será o palco das disputas. Antes, haverá ainda outras duas etapas da Copa do Mundo – uma em Portugal e outra no Bahrein.
Confrontos por classes:
BC1:
Na disputa feminina da BC1, a croata Dora Basic e a francesa Aurelie Aubert lideram o grupo A. Já no grupo B, Andreza Vitória está em primeiro lugar seguida da argentina Ailen Flores. Todas elas garantiram uma vitória no primeiro dia de competição. Nesta quinta-feira (28), todas as oito atletas participantes voltam à quadra mais uma vez. Na sexta (29) é a última rodada da fase de grupo pela manhã e a semifinal à tarde.
Também pela classe BC1, no masculino a Copa também tem oito participantes. Lideram o inglês David Smith e Tomas Kral, da Esvoláquia. Em segundo lugar, estão o holandês Daniel Perez e o brasileiro André Luiz Filho. O calendário do masculino é igual ao feminino para esta classe.
BC2:
A BC2 feminino é a classe com menor número de participantes. Entre as seis atletas que disputam o título da Copa, as que saíram na frente foram a portuguesa Cristina Gonçalves e a holandesa Chantal Van Engelen. Não temos brasileiras nessa disputa.
Entre os homens, os dois brasileiros caíram no mesmo grupo: Maciel dos Santos e Iuri Tauan Saraiva Da Silva. O confronto entre os anfitriões já rolou no primeiro dia do torneio. O veterano Maciel levou a melhor, mas ainda há mais dois jogos na fase classificatória. Nesta classe, são quatro grupos, dois com quatro atletas e dois com três. Avançam os dois melhores de cada grupo.
Após o primeiro dia de competição, os seguintes atletas venceram: Bernd Meints (Holanda), Maciel Santos (Brasil), Luis Cristaldo (Argentina), Faycal Meguenni (França), Rastislav Kurilak e Robert Mezik (ambos da Eslováquia).
BC3:
A classe BC3 é a que reúne o maior número de atletas: 13 no feminino e 15 no masculino. Entre as mulheres, as brasileiras medalhistas nos Jogos Rio 2016 Evani Calado e Evelyn de Oliveira ganharam a primeira partida. Além delas, também venceram seus primeiros jogos nesta quarta (27), Micaela Salvador e Stefania Ferrando (Argentina), Jamieson Leeson (Austrália). Nesta quinta (28), todas voltam à quadra para mais dois jogos cada na fase de grupos. Na sexta (29), será a vez das quartas e semifinais.
Entre os homens, esta quarta (27) foi um dia cheio. Alguns deles, diferente da maioria dos atletas na Copa, já fizeram dois jogos. Estão em primeiro e segundo lugar em seus grupos na busca por uma vaga nas quartas de finais: o brasileiro Mateus Carvalho, medalhista de bronze no Parapan de Lima (2019), Adam Peska (República Tcheca), Jamie Mccowan e William Arnott (Inglaterra), Spencer Cotie e Daniel Michel (Austrália), Dean Acosta (Peru), Samir Van Der Beken (França), José Gonçalves e Avelino Andrade (Portugal), Jesus Romero (Colômbia).
BC4:
O primeiro dia não foi de vitória para a brasileira Ercileide da Silva. Ganharam seus confrontos: Alison Levine (Canadá), Carla Oliveira (Portugal), Leidy Chica Chica (Colômbia), Anamarija Arambasic (Croácia). Nesta quinta (28), não haverá jogos femininos da classe BC4. As disputas voltam a acontecer na sexta (29).
Entre os homens, Marcelo Dos Santos ganhou as duas partidas que disputou, já Eliseu dos Santos ainda não venceu na competição. Davor Komar (Croácia), Samuel Andrejcik e Martin Streharsky (Eslováquia), Iulian Ciobanu e Marco Dispaltro (Canadá), Euclides Grisales (Colômbia), Dorian Decarme (França), Duban Cely (Colômbia) e Boris Nicolai (Alemanha) foram os atletas que garantiram ao menos uma vitória no primeiro dia de competição.
A Rio de Janeiro 2022 World Boccia Cup é realizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) e pela World Boccia, conta com patrocínio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, tem como provedor Azul Mob e Rentv, e tem o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
Acompanhe o campeonato pelas redes sociais:
Youtube: https://www.youtube.com/c/ANDEnarede
Facebook: www.facebook.com/RJ2022WorldBoccia
Instagram: www.instagram.com/andenarede
Site (resultados): www.worldboccia.com
Site (notícias): http://ande.org.br
Contato: comunicacao@ande.org.br