Teve início nesta terça-feira (9), com a cerimônia de abertura, a World Boccia Cup em Póvoa do Varzim, Portugal, com 10 atletas brasileiros em ação. É a segunda etapa da competição, depois da disputa em São Paulo, em junho deste ano.
O evento é mais um preparatório para jogadores que podem estar na Seleção Brasileira na Paralimpíada de Paris. A lista dos convocados será divulgada nesta quinta-feira (11). Os Jogos na capital francesa serão realizados de 28 de agosto a 08 de setembro.
A Copa do Mundo reúne mais de 90 atletas de 26 países. As competições individuais acontecem entre os dias 10 e 13. As coletivas (equipes e pares), de 13 a 15. Na contagem regressiva para Paris, Maciel Santos ressalta o alto nível da Copa: “Estarão os melhores do mundo, os principais adversários na minha classe, a BC2 (paralisados cerebrais que não podem receber assistência). A expectativa é de uma grande competição, assim como foi em São Paulo. Espero trazer novamente uma medalha para melhorar ainda mais o ranking e ter alguma vantagem nos Jogos. A expectativa é boa e sem dúvida vai me preparar bem. Vamos pra cima.” O cearense, radicado em Mogi das Cruzes, conquistou duas medalhas na Copa do Mundo etapa São Paulo, a de ouro no individual, e a de bronze na disputa por equipe BC1/2, ao lado de Andreza Vitória (BC1) e Iuri Tauan (BC2).
Outro veterano na bocha brasileira, José Carlos Chagas de Oliveira, BC1 (paralisado cerebral que tem a opção de auxílio de ajudantes), comenta sobre a ansiedade antes do principal evento do ciclo paralímpico: “Estou ansioso, inquieto, porque preciso ganhar em Portugal. Não fui bem em São Paulo então agora preciso dar a volta por cima. Ao mesmo tempo estou feliz, amo o que faço e sempre sou feliz jogando.”
Os resultados podem ser acompanhados através do link https://worldboccia.io/event/152.
Imprensa:
Grazie Batista – (+5521) 97462 – 0382