O IFCPF mudou o ciclo das competições internacionais do Futebol PC. De acordo com a Federação, o objetivo é garantir que o calendário seja o mais adequado para viabilizar a participação de todos os países que tenham a modalidade. Além de alinhar o trabalho desenvolvido por eles ao Comitê Paralímpico Internacional, aos Comitês Paralímpicos Regionais, à FIFA e às Confederações Regionais de Futebol. Outro destaque entre os objetivos da mudança é desenvolver partidas mais competitivas entre equipes do mesmo nível.
Assim, os eventos mundiais agora acontecerão a cada dois anos, em 2020 serão a Copa e o Campeonato das ‘Nações’, e em 2022 serão a Copa e o Campeonato ‘Mundial’. As competições nomeadas ‘copas’ serão, habitualmente, para os 8 países melhor colocados no ranking mundial, que atualmente são: Rússia, Ucrânia, Brasil, EUA, Inglaterra, Argentina, Irã e Itália. A Copa das Nações classifica para a Copa do Mundo. Já os ‘campeonatos’ serão abertos para todos os outros países, e o Campeonato das Nações classificará para o Campeonato Mundial e para a Copa do Mundo.
A mudança no ciclo também prevê campeonatos regionais em 2021 e 2023, bem como incluiu a Copa do Mundo de Futebol PC Feminino que acontecerá em sua primeira edição na Espanha, em 2020, e a Champions League de Futebol PC que será uma competição aberta para os clubes de todos países e permitirá a participação mista de gêneros.
Leia a matéria original aqui.