O Comitê Paralímpico Brasileiro obteve, no dia 27 de junho, autorização da prefeitura de São Paulo para retomar, parcialmente, as atividades no Centro de Treinamento Paralímpico a partir de 1º de julho.
Apenas atletas de alto rendimento de atletismo, natação e tênis de mesa estão voltando neste momento. Funcionários e demais profissionais que atuam no local diariamente continuarão em isolamento por tempo indeterminado.
O retorno das atividades, no entanto, acontecerá apenas depois do consentimento dos atletas em relação aos termos de segurança e higienização do CPB e da realização dos testes. Os atletas ainda serão submetidos a avaliações médicas individuais antes da prática esportiva.
Para promover o retorno destes atletas às atividades físicas, o CPB estabeleceu condições baseadas no protocolo de segurança divulgado recentemente e que contou com a coordenação do médico-chefe do CPB, Hésojy Gley, e apoio das áreas técnicas, enfermagem e fisioterapia. Veja o protocolo de segurança do CPB clicando aqui.
O Comitê adquiriu 5 mil máscaras, entre descartáveis, laváveis e N95, para distribuir aos atletas e treinadores, e testes PCR (coleta de material com raspagem de nasofaringe) e de sorologia.
Quatro túneis de sanitização serão instalados e o CPB estabeleceu áreas limpas, a partir das quais todo e qualquer item que estiver no referido local terá passado pelo processo completo de higienização. Os treinamentos serão individualizados, mantendo distanciamento adequado e em horários alternados.
No protocolo apresentado pelo CPB à prefeitura também há normas quanto à rotina diária dos atletas, desde a sua saída de casa até o retorno à residência, como cuidados no transporte, em elevadores, acessos às estruturas esportivas, processamento de roupas, sanitização, alimentação e suplementação, recomendações nas áreas dos treinamentos, entre outros.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)