Seleção Brasileira supera resultado anterior e retorna da Copa do Mundo com 1 medalha de ouro, 2 de prata e 1 de bronze.
Chega ao fim a Copa do Mundo de Póvoa de Varzim, em Portugal, de 01 a 10 de outubro, com desempenho brasileiro superior ao da edição anterior, em Fortaleza. Apesar do pouco tempo entre competições, sendo a maioria da delegação convocada para ambos eventos, os atletasbrasileiros não se intimidaram ao cansaço tampouco aos adversários e retornaram de terras lusitanas com 4 medalhas.
Caminho nos eventos individuais
A classe BC1 medalhou no feminino e no masculino. Andreza Vitória mais uma vez subiu ao pódio e, desta vez, com a segunda colocação, uma posição a mais do que na Copa do Mundo do Brasil. A pernambucana perdeu somente uma partida da fase de grupos: ganhou por 5 x 0 contra a tcheca Simona Blazkova , por 8 x 0 em Angeline Melissa Anak Lawas,da Malásia e, mesmo perdendo para a argentina Ailen Flores por 3 a 5, avançou à semifinal. Ganhando da tailandesa Satanan Phromsiri por 3 a 2, Andreza, primeira colocada no ranking mundial, perdeu para a segunda melhor ranqueada Yee Ting Jeralyn Tan, de Singapura, com placar de 4 x 2. A medalha de bronze foi paraa tailandesa Satanan Phromsiri.
Na mesma classe, José Carlos Chagas de Oliveira venceu a primeira partida por 8 a 0 contra o croata Martin Frkovic e perdeu para o holandês Daniel Perez por 6 a 2. Conquista nos playoffs em cima de Panagiotis Soulanis com 10 x 1, e derrota para o atual campeão paralímpico David Smith por 2 x 8. Na disputa pelo bronze, José Carlos encontrou mais uma vez Daniel Perez, mas dessa vez com vitória brasileira por 6 a 1. Completando o placar, David Smith ficou com o primeiro lugar, e Muhamad Syafa , da Indonesia, com o segundo.
Maciel Santos, da classe BC2, ficou com a insígnia de prata. Na Copa de Fortaleza, o cearense não passou das quartas de final. Maciel venceu por 14 x 0 Luka Wagner , da Croácia, por 11 x 1 Jonathan Aquino , da Argentina, 4 x 2 em Nadav Levi, de Israel, e por 4 x 2 em Muhammad Bintang Satria Herlangga , da Indonésia. O tailandês Watcharaphon Vongsa venceu por 7 x 0 na final e seu conterrâneo Worawut Saengampa ficou com a medalha de bronze. Outro brasileiro na classe, Iuri Tauan não avançou da fase de grupos.
As duas brasileiras da classe BC3 enfrentaram-se ainda nas quartas de final, com vitória de Evani Calado por 6 a 2 contra Evelyn de Oliveira. A semifinal foi contra Sonia Heckel, da França, que ganhou da brasileira no tie-break (3×3). Na emocionante disputa da medalha de bronze, a atleta da casa Ana Costa venceu por 5 a 4. Sonia Heckel ficou com o ouro e Anna Ntenta com a prata. Na categoria masculina, Mateus Carvalho venceu Rodrigo Romero por 4 a 2, o português José Gonçalves por 4 a 1, perdendo a semifinal no tie-break para o tcheco Adam Peska (4×4). Na disputa da terceira colocação, vitória para Grigorios Polychronidis , da Grécia, por 3 a 2.
O Brasil não teve representantes na classe BC4.
Ouro brasileiro
A dupla Mateus Carvalho e Evelyn de Oliveira conquistou a medalha de ouro pelo Par C3 com uma jornada brilhante de estratégias bem-sucedidas. Na fase de grupos, venceu a República Tcheca por 3 x 1, a Turquia por 4 x 4 (vitória no tie-break), e por 5 x 1 no par da Austrália. Na semifinal, vitória brasileira em cima Polônia por 5 a 2, encarando – e vencendo – a forte dupla coreana por 4 a 1. A Argentina ficou com a terceira colocação.
A equipe BC1/BC2 formada pelos medalhistas Andreza Vitória e Maciel Santos, acompanhados de Iuri Tauan, perdeu nos playoffs e não avançou à semifinal.
Fotos: https://www.facebook.com/profile.php?id=100081237293212&sk=photos_by
Vídeos: https://youtube.com/@pcand_worldboccia?si=BTh-RrFF77ExfUEU
Expediente
Comunicação ANDE
comunicacao@ande.org.br
Grazie Batista – (21) 97462 – 0382