O Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica já tem seus medalhistas no evento principal. A competição, que começou no dia 24 de setembro, contou com 149 atletas de 17 estados mais o Distrito Federal, de 47 clubes. A competição foi bastante acirrada em todas as classes. A maioria dos jogos, por exemplo, tiveram suas partidas estendidas até o tie-break, após empate no tempo regulamentar das 4 parciais. Ainda assim, os atletas da seleção brasileira confirmaram seu favoritismo.
Segundo o Diretor Técnico da ANDE Leonardo Baideck, isso é consequência do trabalho que a ANDE vem realizando com os jovens. “Todos esses atletas (da seleção brasileira) fizeram as finais enquanto os jovens que vêm se destacando tanto na Copa Brasil de Jovens e no Brasileiro da categoria já marcaram presença entre os 8 primeiros colocados em cada classe. Nosso trabalho de contínuo desenvolvimento da modalidade está dando certo.”
Os vencedores da classe BC1 feminino foram Andreza Vitória, Suellen Araújo e Maria de Fátima, e no masculino José Carlos Chagas de Oliveira, André Luiz Barroso Filho e Guilherme Moraes, respectivamente primeiros, segundos e terceiros colocados. Na classe BC2 feminino, o ouro ficou com Natali de Faria, a prata com Bianca Ribas e o bronze com Talita Júlia. Para o masculino, Maciel dos Santos é campeão brasileiro pela décima sexta vez, Cristiano Pereira ficou com a prata e Iuri Tauan com o bronze. A final da classe BC3 feminino foi entre as atletas da seleção brasileira Evani Calado e Evelyn de Oliveira, que ganhou a partida. Alice Ribeiro ficou com o bronze. No masculino, Mateus Carvalho conquista o bicampeonato, com Rubens Junior na segunda colocação e Danilo Xavier com a terceira. Fechando as classes com a BC4, no feminino Ercileide Laurinda conquistou o ouro, Josiane Batista com a prata e Roberta da Conceição com o bronze. No masculino, os irmãos dos Santos ficaram nas primeiras posições com Marcelo com o ouro e Eliseu com a prata. Ivanildo Pereira ficou com a terceira posição.
Nesta edição do Brasileiro, também será realizado o campeonato intermediário, sucesso da edição de 2021, onde é dada uma segunda oportunidade de conquista de medalha e assim atingir o critério do bolsa atleta do Governo Federal para atletas que não conseguiram estas condições no Brasileiro Principal. Essas competições acontecem nos dias 28 a 30 de setembro.
Acompanhe nossas redes sociais!
@andenarede