O Conselho de Administração do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) se reuniu em Madri, na Espanha, nos dias 10 e 11 de setembro para analisar as solicitações das modalidades que desejam ingressar, retornar ou permanecer no programa esportivo Paralímpico Paris 2024. Dentre as 28 modalidades, 22 já estarão em Tóquio e 6 estavam pleiteando uma vaga, e o Futebol PC era uma delas.
Após uma revisão completa das aplicações de 28 esportes para a inclusão em Paris 2024, os esportes que passarão para a próxima etapa são os 22 esportes incluídos nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020, juntamente com o Futebol PC.
As modalidades candidatas tiveram até 9 de julho para completar os pacotes de aplicação que apresentavam uma série de perguntas que davam ao IPC informações detalhadas sobre governança, regras e regulamentos de cada esporte, cumprimento e atividades do programa antidoping, alcance mundial, programa quadrienal de competição e procedimentos para garantir o bem-estar dos atletas. . O cumprimento do Código de Classificação também foi avaliado e o IPC considerou os custos e a complexidade das operações no Comitê Organizador de Paris 2024, em consonância com a Agenda Olímpica 2020 e a Nova Norma.
Golfe, karatê, para dança esportiva, futebol de cadeira de rodas e vela não serão considerados para inclusão em Paris 2024, depois de não cumprirem os critérios de inclusão em diversas áreas.
Após a decisão do Conselho, o IPC agora fornecerá feedback aos 23 esportes restantes e pedirá a vários deles que forneçam mais informações até o dia 3 de dezembro. O Conselho Diretor do IPC decidirá sobre o programa final do esporte paralímpico de Paris 2024 em sua reunião de janeiro.
Nosso presidente Artur Cruz se mostrou entusiasmado com a notícia: “Estamos aqui muito felizes e confiantes na volta do Futebol PC ao programa paralímpico! Aguardamos a decisão final em Janeiro de 2019 com muita expectativa e força total pra voltar.”