Primeiro evento pós pandemia, o Campeonato Brasileiro de Futebol PC foi um desafio à organização. Considerados todos os protocolos possíveis, finalmente pôde ser organizado no Centro de Treinamento Paralímpico, de 16 a 22 de agosto.
As 7 equipes inscritas, 81 atletas no total, se hospedaram no Residencial do CT, e contaram com café da manhã, almoço e jantar servidos em porções individuais diretamente em seus quartos, evitando aglomerações em bancadas de autoatendimento e restaurantes. Equipes técnicas, arbitragem e a produção da ANDE também estavam no mesmo esquema. “A estrutura é ótima, tivemos suporte 24 horas, alimentação, conforto e, claro, a proximidade com o local de trabalho. Ficamos seguros na ‘bolha’ criada e não tivemos contratempos” – diz Claudio Diehl, Coordenador de Classificação Funcional.
Com equipe de 5 classificadores e 1 trainee, a classificação foi iniciada às 14h do dia 16, permanecendo durante todo o campeonato. A relação dos atletas classificados pode ser acessada clicando aqui.
As informações sobre alimentação e hospedagem, regras de protocolo sanitário do CT, processo de classificação funcional e questões como 1 minuto de silêncio antes de cada partida e cores dos uniformes, foram discutidas no Congresso Técnico, realizado no dia 17, na sede administrativa do CPB. Estavam presentes os representantes da organização do evento, da classificação funcional, da arbitragem e dos clubes participantes, como pode ser conferido na lista de presença da sessão.
As partidas começaram no dia 17 de agosto, com CETEFE x Clube do Otimismo, CAIRA x APBS/Santos FC e CEPE x AMAPED/Praia Clube. No dia 18, AMAPED x Vasco da Gama, APBS/Santos FC x CETEFE e Otimismo x CAIRA; e no dia 19 de agosto aconteceram os jogos CR Vasco da Gama x CEPE, Otimismo X APBS/Santos e CETEFE x Caira. Completando a primeira etapa do chaveamento no dia 20 de agosto, AMAPED/Praia Clube x CAIRA, CR Vasco da Gama x APBS/Santos e Otimismo x CEPE. O último dia de competição, 21/08, começou com a vitória do Vasco da Gama por 5 a 1 no Clube do Otimismo, na final transmitida ao vivo no canal SPORTV2. A semifinal foi na parte da tarde, com a conquista do terceiro lugar da APBS/Santos em cima do CEPE por 4 a 0. O quinto lugar ficou com CAIRA, o sexto com AMAPED/Praia Clube e CETEFE ficou na sétima posição. A tabela com as datas e resultados das partidas pode ser acessada aqui.
A artilharia do campeonato foi pesada. Com 10 gols marcados, o maior artilheiro da competição foi Gilberto Junior, do Clube do Otimismo, seguido de perto por Evandro Souza, do Vasco da Gama, com 9 gols. Mas quem brilhou mesmo foi justamente quem defendia os gols. José Mario, goleiro do Clube do Otimismo, ganhou o prêmio de melhor jogador e ficou bastante emocionado: “ser o melhor jogador de todo o campeonato engloba tudo, como atleta, e o prêmio ser dado ao goleiro é fantástico. É uma sensação que não consigo explicar. A gente vê que o trabalho que estamos fazendo está sendo reconhecido e isto é muito gratificante”. Caranguejo, como também é conhecido, ainda ressalta a importância desse tipo de evento, a inclusão de muitos jovens com alguma limitação que podem não saber que é possível correr atrás de um sonho, e se acreditarem no seu potencial, tudo fica possível. “O futebol é eclético, junta raças, crenças e classes numa só paixão, não tem discriminação. E provamos que nem com deficientes” – finaliza o atleta em grande estilo.
O Campeonato Brasileiro de Futebol PC contou com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, da Edifier, Azul Mob, Bolas Trivella, Minotauro Energy Drink e Fonseca Projetos. O Boletim Oficial Nº 7, último lançado no processo formal de comunicação com as delegações, pode ser conferido neste link. As imagens estão disponíveis em https://facebook.com/andenarede.
Acompanhe mais notícias em http://ande.org.br/.
Comunicação ANDE
Comunicacao@ande.org.br