O Triângulo Mineiro receberá o Campeonato Regional Centro-Oeste de Bocha Paralímpica, evento classificatório para o Campeonato Brasileiro, que será realizado em dezembro, em São Paulo. O evento será realizado de 12 a 15 de setembro, na Arena Funel, em Uberaba. Esta é a terceira vez que a cidade sedia essa competição (as edições anteriores foram em 2017 e 2019).
De Paris a Uberaba
Valendo vaga para a principal competição nacional do ano, o Regional contará com dois grandes nomes da delegação brasileira que esteve presente nos Jogos Paralímpicos de Paris. Essa é a primeira competição pós paralimpíadas de José Carlos Chagas de Oliveira, atleta da classe BC1 (atletas que podem jogar com as mãos ou com os pés e que contam com a opção de um auxiliar), do clube uberabense ADEFU, e Mateus Carvalho, BC3 (para atletas com deficiências severas e que podem usar calha e ter auxílio de outra pessoa), auxiliado por Oscar Carvalho, seu pai, atletas da CDDU, de Uberlândia. “Muito bom voltar a competir em casa, ainda mais nessa competição que é tão importante, não só por valer vaga, mas por todo o contexto que tem, poder reencontrar amigos que vamos fazendo durante a jornada, ajudando a fomentar nossa querida bocha. O Regional tem esse papel muito importante também”, conclui Mateus, tetracampeão brasileiro pela classe BC3.
Atletas da região Centro-Oeste
O Campeonato Regional conta com 93 atletas inscritos, abrangendo clubes das regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Triângulo Mineiro e Distrito Federal. Para a competição estão sendo esperados não só jovens promessas como também atletas veteranos da Seleção Brasileira, todos disputando poucas vagas em suas classes para a principal competição nacional do ano, o Brasileiro.
A veterana Ercileide Laurinda, tricampeã brasileira na classe BC4 (para atletas que têm deficiências severas, mas que não recebem assistência), e presidente do clube da casa, a ADEFU, diz estar animada: “nossas expectativas são as melhores, queremos recepcionar bem as outras equipes para que possam voltar mais vezes, e estimo classificar o maior número de atletas possível [para o Brasileiro]. Quero também mostrar às pessoas da cidade, público em geral, essa modalidade que é referência no paradesporto brasileiro.”
O brasiliense Igor Makita, da classe BC1, reitera a alta expectativa: “Estou ansioso por ser meu primeiro campeonato oficial do ano. Espero desempenhar o melhor possível pra conseguir a vaga pro Brasileiro.”
Sobre a competição
Serão montadas oito quadras na Arena Funel. As partidas serão realizadas simultaneamente, entre 09h30 e 18h. No dia 12 está prevista a chegada das delegações, checagem de equipamentos e Congresso Técnico. A cerimônia de abertura será realizada no dia 13, às 08h, e logo na sequência acontecerão as partidas. A cerimônia de premiação está prevista para o meio-dia do dia 15, logo após as finais de cada classe.
“Estamos preparando a Arena Funel com toda a estrutura necessária para proporcionar um grande evento aos atletas e ao público. É uma honra apoiar uma modalidade que já trouxe tantas alegrias para Uberaba”, destaca o presidente da Funel, Flávio Henrique Bernardes.
As vagas para o Campeonato Brasileiro estão distribuídas da seguinte forma:
BC1 Feminino – 2 vagas
BC1 Masculino – 5 vagas
BC2 Feminino – 2 vagas
BC2 Masculino 4 vagas
BC3 Feminino – 2 vagas
BC3 Masculino – 3 vagas
BC4 Feminino – 3 vagas
BC4 Masculino – 3 vagas
Serviço:
Campeonato Regional Centro-Oeste de Bocha Paralímpica
Data: 12 a 15 de setembro de 2024
Endereço: Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 1853 – Abadia, Uberaba, MG.
Cerimônia de abertura: 13/09 – 08h
Cerimônia de Premiação: 15/09 – 12h
Os jogos acontecem das 09h30 às 18h, com intervalo para almoço, e serão abertos ao público gratuitamente.
O Campeonato Regional Centro-Oeste de Bocha Paralímpica tem apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) e da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu).
Os Campeonatos Regionais de Bocha Paralímpica são realizados pela Associação Nacional de Desportos para Deficientes, ANDE, com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro.
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Expediente
Comunicação ANDE
comunicacao@ande.org.br
Grazie Batista – (21) 97462 – 0382