Apesar de não estar entre as 22 modalidades que estarão no programa paralímpico de Tóquio 2020, o Futebol PC é uma modalidade que vem crescendo em todo o mundo e no Brasil terá um grande salto em 2019.
O Campeonato Brasileiro de 2018, contou com 2 divisões, tendo 6 times em cada. Em 2019, serão 8 clubes na segunda divisão e 10 clubes na primeira divisão, o que representa um aumento de 50% no número de clubes da edição anterior, totalizando 18 clubes participantes.
Nas Paralimpíadas Escolares de 2018, foram cerca de 70 jovens atletas com idade até 18, representando 6 estados brasileiros. Esta nova geração já começa a ser aproveitada nos clubes da primeira e segunda divisão e até mesmo na seleção principal. É o caso de Cezar Augusto – o Cezinha – que em 2018, foi campeão mundial com a seleção brasileira sub19 e artilheiro isolado das Paralimpíadas Escolares; e que acaba de ser convocado para a 2ª Semana de Treinamento da Seleção Brasileira Principal.
Outra revelação que vem dos jogos Escolares é o goleiro de 14 anos, Getulio Felipe – o Getulinho – que esta semana foi destaque no site da FIFA (fifa.com). Getulinho, atuou pelo estado do Rio Grande do Sul e conquistou a medalha de bronze. O jovem atleta tem uma enorme popularidade nas redes sociais e hoje busca apoio para montar seu próprio time, visando disputar, quem sabe, a segunda divisão em 2020.
Sobre a volta do futebol pc ao Programa Esportivo dos Jogos Paralímpicos, nosso presidente Artur Cruz ainda se mantém esperançoso: “Acredito com todas as minhas forças que vamos reverter esse quadro e o nosso Futebol PC vai voltar ao Programa Paralímpico e se depender da ANDE, o crescimento do Futebol PC no Brasil não vai parar, vamos continuar investindo e lutando pela modalidade!”
O campeonato da Segunda Divisão acontece de 13 a 18 de abril e o da Primeira Divisão de 26 de maio a 01 de junho, no CT Paralímpico.