A Copa América de Bocha Paralímpica enfim chega às finais dos eventos individuais para todas as classes, masculina e feminina, tendo encerrado hoje as fases de playoffs e semifinais. O país-sede ganha papel de destaque: das 8 finais possíveis, 7 têm brasileiros. A Argentina conta com 3 atletas lutando pelo ouro e a Colômbia com 2. Completam os finalistas com 1 representante do Canadá, 1 do Peru e 1 de El Salvador.
Na classe BC4, o americano Nick Taylor, bem que tentou mas não conseguiu vencer o canadense Marco Dispaltro, que fechou a partida em 5 a 3. Ao lado, o compatriota Iulian Ciobanu avançou de fase vencendo por 5 pontos contra 2 do colombiano Duban Cely. Na semifinal, Dispaltro perdeu por 5 a 2 para o brasileiro Eliseu dos Santos. Já Ciobanu venceu o colombiano Euclides Grisales por 5 a 4 e agora enfrentará Eliseu na disputa pelo primeiro lugar.
No feminino da classe, Leidy Chica Chica, da Colômbia conquista sua vaga na final após vencer Ercileide Laurinda, do Brasil, por 6 a 3. Leidy então enfrentará a número 1 do ranking do ranking mundial Alison Levine, do Canadá, que venceu Karla Manuel Enriquez, do México.
A parte da manhã concluiu os playoffs da classe BC3, avançando Cristobal Aranda, do Chile, e Dean Acosta, do Peru. Eles voltaram em quadra na parte da tarde para as partidas semifinais. Aranda perdeu para o brasileiro Mateus Carvalho por 9 a 0 e segue para disputa do bronze. Na outra semifinal, Acosta venceu Eric Bussiere, do Canadá por 3 a 2. O peruano terá uma difícil missão pela frente já que o brasileiro ainda não contabiliza nenhum ponto de seus adversários.
Na super disputada BC3 feminina, Brasil e Argentina se enfrentam nas duas semifinais. Evelyn de Oliveira conquista a vaga na final depois de vencer Micaela Salvador por 8 a 1, enquanto Stefania Ferrando vence Evani Calado por 3 a 2. “Estava na expectativa de ter uma final brasileira, mas tenho certeza de que a Evani vai com tudo na disputa pelo bronze. Eu perdi na semifinal da última Copa América para a Stefania. Só que agora é outra história e estou com outra cabeça. Estou confiante. Quero muito trazer esse título para o Brasil”, disse Evelyn.
Continuando com a classe BC2, uma semifinal brasileira levantou a torcida presente. O novato Iuri Tauan, enfrentou o veterano Maciel dos Santos. Ganhou a experiência. Maciel venceu a partida por 11 a 1 mas Iuri celebra o resultado na competição e promete ir com mais garra ainda para a disputa do bronze. Na outra semifinal, vitória do argentino Luis Cristaldo em cima de Dubier Paredes, do México. A final será entre medalhistas paralímpicos, Cristaldo, bronze em equipe na Rio 2016, e Maciel, bronze em Tóquio 2020.
Com as mulheres, a brasileira Natali de Faria venceu a canadense Kristyn Collins de virada por 7 a 2, numa partida emocionante. Ela enfrentará Rebeca Duarte, de El Salvador, que passou a semifinal contra a equatoriana Joselyn Leon por 11 a 2.
Pela classe BC1, a argentina Ailen Flores venceu por 11 a 1 a canadense Lois Martin e agora enfrentará a brasileira Andreza Vitória, que avançou para a final depois de ganhar por 7 a 0 Sindy Gonzalez, da Colômbia. No masculino, José Carlos Chagas de Oliveira, do Brasil, passou pelo canadense Lance Cryderman e agora pegará o mexicano Eduardo Reyes, que venceu em cima de Julian Piñeda, da Colômbia.
Os resultados de todos os jogos são disponibilizados ao fim de cada partida no site da World Boccia (link: https://worldboccia.io/event/30) . As fotos e informações gerais do evento podem ser acessadas através do facebook da competição (https://www.facebook.com/SP2021WorldBoccia) e da ANDE (https://www.facebook.com/andenarede). Os releases em texto estarão disponíveis no site (ande.org.br).
A transmissão ao vivo de todas partidas pode ser acessada em https://youtube.com/playlist?list=PL3sR3bpyhYNK5FZHNmnDApb0xrmRwIOSn .
A competição conta com o apoio das Loterias Caixa, patrocinadora oficial da Bocha Paralímpica do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, WorldBoccia, Governo Federal, Azul Mob, Rentv e Edifier.
EXPEDIENTE:
Informações em Boletins Oficiais diários serão disponibilizados em grupo de comunicação com os líderes de equipe, e coordenadores especializados da ANDE foram designados para auxiliar em todas as questões pertinentes:
Mariana – Residential (Hostel) and Register Operations: + 55 44 99941-1669
João Paulo – Transport and Accommodation Operations: +55 24 98822-7972
Vitor – Venue Operations: +55 21 96782-8843
Emanuelle – Information Desk: +55 21 97544-5128
Grazie – Media Coordinator: +55 21 96670-6877
Comunicação ANDE
counicacao@ande.org.br