João Pessoa está recebendo mais um evento de alto rendimento neste final de semana. Nos dias 13 e 14 acontece o Campeonato Regional Nordeste de Bocha Paralímpica, na Vila Olímpica Parahyba, bairro dos Estados. O evento vale vaga para a principal competição nacional do ano, o Campeonato Brasileiro, em setembro. A competição conta com a maior representatividade de cada parte da região nordestina até hoje. São 72 atletas de 8 estados, sendo Sergipe o único que não tem representante.
Para o Coordenador da ANDE responsável pela Região Nordeste, Esnande Quirino, isso mostra a evolução regional no cenário nacional: “Pela primeira vez temos todos esses estados presentes, isso mostra o fortalecimento da bocha nordestina, resultado de tudo que viemos fazendo. Fico muito feliz mas ainda temos muito trabalho pela frente, queremos evoluir ainda mais.” Leonardo Baideck, Diretor Técnico da ANDE, endossa: “o Nordeste é a região que mais vem se desenvolvendo, tendo muitos representantes nas seleções. O Sudeste tem força muito grande na classe BC3 feminino mas em todas as outras o nordeste tem grande representatividade. Nessa competição, por exemplo, temos o Iuri Tauan e a Andreza Vitória, da seleção brasileira principal, e temos também Laíssa Guerreira, Noely Vitória e Jessika Azevedo que estão entrando na seleção de jovens. É resultado do trabalho do Esnande e a participação dos técnicos nos cursos que a ANDE promove em parceria com o Comitê Paralímpico”, finaliza o diretor já na expectativa da alta qualidade da competição nacional.
Pela primeira vez na competição, Marta Marinho, da classe BC1, diz ser uma mistura de medo, ansiedade e alta expectativa de se aperfeiçoar já que está jogando com atletas de altíssimo nível, principalmente a primeira do ranking mundial na sua classe. Marta fala sobre Andreza Vitória, atual campeã brasileira (e mundial) que descarta o favoritismo: “Eu vim para tentar a vaga como qualquer outro atleta aqui. Tudo pode acontecer e eu vou dar meu melhor como em qualquer outra competição”. Elas disputam duas vagas para a classe BC1 feminino no Campeonato Brasileiro. Ainda na competição feminina, a classe BC2 também vale duas vagas, a BC3 garante 3 vagas e a BC4 com 2. Já na masculina, a BC1 garante 2 vagas, as classes BC2 e BC3 dispõe de 3 vagas cada e a BC4 garante 4 atletas no nacional.
O evento é aberto ao público e as partidas acontecem das 9h às 18h no sábado (13), e das 9h às 17h no domingo (14), com cerimônia de encerramento às 19h30.
O Campeonato Regional Nordeste de Bocha Paralímpica é realizado pela Associação Nacional de Desportos para Deficientes, ANDE, com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, e a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, SEJEL, do Governo da Paraíba. A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Serviço:
Vila Olímpica Parahyba – Rua Desportista Aurélio Rocha, S/N – Bairro dos Estados, João Pessoa, Paraíba.
Comunicacao@ande.org.br