Pela terceira vez consecutiva, a cidade de Curitiba recebe o Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica. A Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), entidade responsável pela gestão da modalidade no país, divulgou as diretrizes oficiais para a competição, o Regulamento Geral e o boletim oficial do Informativo. O evento, que promete reunir jovens talentos do esporte adaptado em uma competição de alto nível, será de 15 a 21 de abril, no SESC Portão.
Torneio para atletas de 13 a 21 anos
Atletas de todas as regiões do país estarão presentes no evento. Serão 64 atletas de 16 estados: Pará, Rondônia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Para competir no campeonato, os jovens atletas devem estar devidamente registrados na ANDE e com idades entre 13 e 21 anos (nascer entre 1º de janeiro de 2003 e 31 de dezembro de 2010).
As inscrições para o evento foram realizadas dentro do período estabelecido, de 15 a 23 de fevereiro, com os clubes e associações utilizando o Sistema de Gestão Esportiva (SGE) para inscreverem seus atletas. O campeonato contará com disputas em todas as classes (BC1, BC2, BC3 e BC4), sendo premiados os três primeiros colocados de cada categoria e gênero com medalhas, enquanto os clubes e associações também serão reconhecidos com troféus. Não haverá disputa por pares e equipes.
Jovens talentos, grandes promessas
O evento voltado aos mais novos é um ponto crucial na gestão da ANDE. Para o vice-presidente Erinaldo Chagas, é preciso buscar uma renovação contínua da Seleção Brasileira e para isso é preciso estimular uma base forte: “Sempre foi uma questão muito importante para gente essa evolução constante mas esbarrávamos em recursos financeiros suficientes, dentre outras questões. Fizemos o primeiro Brasileiro de Jovens em 2022, o formato deu muito certo e já estamos colhendo os resultados. Acabamos de conseguir uma vaga para Paris por atletas que competiram esse campeonato que estamos e não podíamos estar mais felizes.” Pit, como é mais conhecido, refere-se à conquista do acesso aos Jogos Paralímpicos de Paris que começará agora em agosto. Laíssa Guerreira e André Martins carimbaram o passaporte para Paris depois de terem chegado na final no Torneio Classificatório Mundial, em Coimbra, Portugal, com uma campanha de cinco vitórias: Malásia (5 a 0), Hungria (8 a 2), Japão (5 a 4) e Portugal (4 a 2), na fase de grupos, e Espanha (5 a 4), na semifinal. Na final, os brasileiros voltaram a enfrentar os malaios e saíram perdendo por 3 a 0. No entanto, conseguiram a virada na última parcial, vencendo por 4 a 3.
Serviço
Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica de Jovens
Data: 15 a 20 de abril de 2024.
Local: SESC Portão – R. João Bettega, 770 – Portão, Curitiba
Horário: As partidas acontecem das 09 às 17h30. A cerimônia de premiação será realizada no dia 20 de abril, às 15h.
Entrada franca
Expediente Imprensa
comunicacao@ande.org.br
Grazie Batista – 21 97462-0382