Estamos muito felizes! Não dá pra esconder!!! Vamos realizar o Campeonato Mundial de Bocha Paralímpica em 2022, aqui no Rio de Janeiro, no Parque Olímpico do Rio!
Trabalhamos intensamente aqui na ANDE, desde maio de 2020, quando começamos a elaborar o projeto de candidatura, que foi submetido à BISFed(Federação Internacional de Bocha) em outubro! Logo a BISFed informou que Rio de Janeiro, Portimão(Portugal) e Sevilha(Espanha) estavam na disputa. Nesta quarta-feira(27) foi anunciada a vitória do Rio! Veja o vídeo enviado para a candidatura clicando aqui.
Este anúncio vem coroar o trabalho que temos feito ao longo de nossa gestão que começou em 2017. Já em 2018 realizamos o Open Regional de Bocha, no CT Paralímpico. Em 2019 foi a vez da Copa América de Bocha, que também terá sua edição de 2021 organizada por nós, em dezembro de 2021, ambas no CT Paralímpico. O Mundial era um sonho. A edição de 2006 já havia sido realizada pela ANDE na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. As edições seguintes Lisboa 2010, Pequim 2014 e Liverpool 2018. Já estava na hora do Mundial voltar para as Américas e pra nossa sorte fomos escolhidos de novo!
Serão 176 atletas da elite mundial da modalidade, 8 dias de competição, 11 medalhas em disputa, 12 quadras de jogo(Arena Carioca 1) + 12 quadras de aquecimento(Arena Carioca 2). Será o primeiro mundial já com a separação de gêneros no individual, que acontecerá após Tóquio 2020.
Cabe destacar que o logo oficial e toda identidade visual do mundial é criação do atleta de bocha da classe BC3, Thulio Toledo, da APPD/SP.
Nosso presidente Artur Cruz deixou uma mensagem celebrando a conquista: