Os atletas mais bem posicionados no ranking mundial não decepcionaram e fizeram jus ao seu favoritismo aqui na Copa América de Bocha Paralímpica, em São Paulo. O maior evento de bocha paralímpica das Américas começou com carga máxima.
Com placares, em via de regra, elásticos, as partidas correram rapidamente, com a ocorrência de somente um jogo indo até o tie-break. Assim, o cronograma geral se manteve fiel ao previsto pela organização, sem intercorrências.
No feminino da classe BC1, Ailen Flores, da Argentina, Sindy Gonzalez, da Colômbia, Andreza Vitória, do Brasil, e Lois Martins, do Canadá, garantiram seus pontos com facilidade, deixando uma responsabilidade grande nas costas da mexicana Leilani Ortiz e a peruana Evelyn Gonzales para o dia seguinte. No masculino, o mexicano Eduardo Reyes, décimo do ranking mundial, vence o americano Wyatt Struxness, conquistando seu ponto dentro do grupo. Ainda na rodada, a reviravolta no jogo entre Julian Pineda, da Colômbia, e o brasileiro José Carlos Chagas de Oliveira, levantou o público presente e os espectadores da transmissão ao vivo quando, na última jogada, o brasileiro marca dois pontos e vence o jogo.
A classe BC2 feminina surge bem democrática. Todas as atletas do pool A têm uma vitória e uma derrota na contagem de pontos do grupo (Natali de Faria, do Brasil, Michele Lynch, norte-americana, Denisse Martin, do México, e Joselyn Leon, Equador). No pool B, Kristyn Collins, do Canadá, e Rebeca Duarte, de El Salvador, venceram a chilena Andrea Guzman, que não pontua na rodada. Para os homens, as disputas prometem ser acirradas com os melhores do mundo. Vitória do brasileiro Maciel Santos, terceiro colocado no ranking, em cima de Javier Bastias, do Chile. Danik Allard, canadense, oitavo mais bem ranqueado, vence com facilidade Esteban Montaño, da Colômbia. Jonathan Aquino, da Argentina e o norte-americano Marck Harrison tiveram uma partida dura, com vitória do argentino. Completando a rodada na classe, o novato Iuri Tauan, brasileiro, vence o experiente argentino Luis Cristaldo, décimo sexto do ranking.
Contando com as melhores atletas do mundo, a expectativa de grandes jogos na acirrada classe BC3 não foi em vão. As brasileiras Evelyn de Oliveira e Evani Calado venceram com largo placar as suas adversárias, a americana Natalie Chastain, e a mexicana Tatiana Amaraz, respectivamente. Stefania Ferrando, da Argentina, passou no tie-break pela sua conterrânea, Micaela Salvador. María Panca, do Peru, e Maria Izaza, da Colômbia, também vencem e garantem pontuação. No masculino, o brasileiro Mateus Carvalho e o canadense Eric Bussiere já contabilizam duas vitórias com muitos pontos de diferença. Dean Acosta, do Peru, Raul Rosas, do México, Austin Hanson, Estados Unidos, e Faber Vanegas, da Colômbia, contam com uma vitória cada.
Fechando as classes, a canadense Alison Levine, número 1 do ranking mundial e franca favorita na competição, vence Leidy Chica Chica, da Colômbia. Ercileide Laurinda, do Brasil, também conquista vitória com o placar mais elástico do dia, 18 a 0, na argentina Isis Calderon. Quatro atletas do masculino já garantiram duas vitórias dentro do grupo, Eliseu dos Santos (BRA), Iulian Ciobanu (CAN), Euclides Grisales (COL) e Marco Dispaltro (CAN). Duban Cely, da Colômbia, e Nick Taylor, dos Estados Unidos, também venceram suas partidas e contam com uma vitória cada.
Os resultados de todos os jogos são disponibilizados ao fim de cada partida no site da World Boccia (link: https://worldboccia.io/event/30) . As fotos e informações gerais do evento podem ser acessadas através do facebook da competição (https://www.facebook.com/SP2021WorldBoccia) e da ANDE (https://www.facebook.com/andenarede). Os releases em texto estarão disponíveis no site (ande.org.br).
A transmissão ao vivo de todas partidas pode ser acessada em https://youtube.com/playlist?list=PL3sR3bpyhYNK5FZHNmnDApb0xrmRwIOSn .
A competição conta com o apoio das Loterias Caixa, patrocinadora oficial da Bocha Paralímpica do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, WorldBoccia, Governo Federal, Azul Mob, Rentv e Edifier.
EXPEDIENTE:
Informações em Boletins Oficiais diários serão disponibilizados em grupo de comunicação com os líderes de equipe, e coordenadores especializados da ANDE foram designados para auxiliar em todas as questões pertinentes:
Mariana – Residential (Hostel) and Register Operations: + 55 44 99941-1669
João Paulo – Transport and Accommodation Operations: +55 24 98822-7972
Vitor – Venue Operations: +55 21 96782-8843
Emanuelle – Information Desk: +55 21 97544-5128
Grazie – Media Coordinator: +55 21 96670-6877
Comunicação ANDE
counicacao@ande.org.br