A Seleção Brasileira de Futebol de PC volta a se reunir, agora na convocação para a Fase de Treinamento, a ser realizada em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, entre os dias 13 e 23 de março. Serão 20 atletas reunidos, observados durante o Campeonato Brasileiro de 22 a 27 de fevereiro. Destes, 14 permanecerão na Seleção Brasileira para a fase seguinte, conectada à Copa do Mundo de Salou, na Espanha, a ser realizada em abril deste ano.
Embora a modalidade não esteja no programa dos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024, a Fase de Treinamento foi viabilizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, fornecendo total apoio e suporte no trabalho visando carga máxima no Parapan de Santiago no ano que vem.
Diante de um forte Campeonato Brasileiro, as escolhas dos convocados não foi uma tarefa fácil para o técnico da Seleção Brasileira Paulo Cabral e o auxiliar técnico Kleber Coutinho. No geral, as equipes demonstraram um grande crescimento em relação aos anos anteriores. Prova disso, foi a conquista do Ouro pelo time do Caira, quinto lugar no ano passado, quebrando a sequência de 6 vitórias do Vasco da Gama. O técnico da Seleção Brasileira Paulo Cabral diz que “Nunca é fácil selecionar devido ao grande número de atletas que participam do Brasileiro. E não tem que somente observar a técnica, mas ainda levar em consideração a classe funcional, posição que ele atua, o aspecto dentro de campo e como ele se comporta. Já vinha observando, inclusive nos Escolares, e agora pude confirmar nomes e conhecer novos valores.”
Para esta convocação, atletas já experientes juntam-se a novos, convocados pela primeira vez, corroborando o trabalho de renovação. “Como o futebol é uma modalidade que exige muito condicionamento físico, a idade acaba sendo um fator que interfere diretamente. Por isso há a necessidade de contínua renovação”, afirma Leonardo Baideck, Diretor Técnico da ANDE. “A expectativa é finalizar a Copa do Mundo entre as quatro primeiras posições, brigando para defender a medalha de bronze conquistada em 2019, e preparar a Seleção para buscar a medalha de ouro em Santiago em 2023”, conclui Baideck.
O Presidente da ANDE, Artur Cruz, reafirma o compromisso com a modalidade, embora todas as adversidades: “Continuo com o firme propósito de manter viva a chama do Futebol PC no Brasil até a volta ao programa paralímpico e com o apoio irrestrito do Comitê Paralímpico Brasileiro vamos conseguir.” O desafio é grande. Pelo fato de a modalidade não estar no programa dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, não conta com suporte financeiro, exigindo esforço ainda maior por parte da entidade e das parcerias. A Fase de Treinamento, por exemplo, foi viabilizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, fornecendo total apoio e suporte no trabalho, entendendo a necessidade de carga máxima no Parapan de Santiago no ano que vem.
A lista com os convocados para a Seleção Brasileira de Futebol PC pode ser acessada aqui.
Acompanhe nossas redes sociais!
COMUNICAÇÃO ANDE