Evento regional classifica atletas para o Brasileiro e acontece na cidade de Suzano, Região Metropolitana de São Paulo, entre os dias 27 e 30 de julho.
A cidade de Suzano recebe o Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica, último evento classificatório para o Campeonato Brasileiro que acontecerá em setembro, no Ceará. Uma das mais fortes seletivas, a competição paulista conta com 89 atletas oriundos de 13 clubes de todo estado.
Para abrigar uma competição deste porte, a competição acontece em dois ginásios do SESI – Suzano, com 6 quadras de bocha em cada ambiente e 28 árbitros no total. As partidas acontecem de manhã e de tarde e cada dia compete uma classe diferente. No dia 27 é a vez da BC1, que classifica 3 vagas para o masculino e 3 para o feminino para o Campeonato Brasileiro. No dia 28 competem os atletas BC2, disputando 2 vagas no feminino e 4 no masculino. O sábado conta com os atletas da classe BC3, com 5 vagas para o feminino e mais 5 para o masculino. A competição encerra no domingo com a classe BC4, onde classificam 3 no feminino e 4 no masculino.
O Boletim Informativo com mais informações, lista dos atletas e cronograma dos jogos está disponível para download.
Maciel de Sousa, da classe BC2, compete etapa classificatória para Campeonato Brasileiro. Foto: Grazie Batista / ANDE
Atletas da Seleção Brasileira
Entre tantos concorrentes, nomes já consagrados como Maciel Sousa, atleta da classe BC2, campeão nos Jogos de Londres, em 2012, e prata em Tóquio, e o trio medalhista de ouro na Rio 2016, Evani Calado, Evelyn de Oliveira e Antonio Leme, na disputa coletiva do Par BC3. Maciel, representante de Mogi das Cruzes (SMEL/Mogi) é enfático quanto ao objetivo desta competição: “Claro que a meta é ser campeão em todas as competições e melhorar o ranking internacional, e aqui é importante para mostrar o meu trabalho, o que venho construindo. Aqui o nível está bem alto, no meu clube mesmo tenho concorrentes fortes na minha classe e o objetivo de todos é o mesmo, classificar pro Brasileiro. Farei meu melhor”. Evani, do clube APT, de Taboão da Serra, reafirma a elevada competitividade, mas quer o bicampeonato da competição: “Eu trabalhei bastante para que venham esses resultados. O primeiro objetivo é a classificação pro nacional, mas é claro que quero vencer de novo.” E ela encara um desafio grande pela frente, a parceira de seleção Evelyn de Oliveira: “Eu encaro a competição com igualdade, até para que a ideia de favoritismo não me sabote. Planejei junto ao Beto (assistente esportivo) cada etapa da temporada de 2023 e estamos muito motivados e com uma expectativa positiva de que nossa preparação aconteceu de forma plena. Claro, o esporte tem suas variáveis e nem sempre o mais preparado sai com o título, mas na minha mente estou pronta e jogarei para ser campeã”, finaliza a atleta.
Serviço
Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica
Data: 27 a 30 de julho de 2023.
Endereço: SESI Suzano – Av. Sen. Roberto Símonsen, 550 – Jardim Imperador, Suzano – SP.
Os jogos acontecem das 09h30 às 19h30.
Expediente
Comunicação ANDE
comunicacao@ande.org.br
Grazie Batista – (21) 97462 – 0382