O Brasil recebe pela segunda vez o maior evento de bocha paralímpica do continente americano, a Copa América, que acontece entre os dias 08 e 14 de dezembro de 2021, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, casa do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Após muito estudo de protocolos sanitários devido a pandemia de COVID-19, as competições enfim estão voltando ao normal pelo mundo. Garantindo a mesma segurança a todos os envolvidos, a Associação Nacional de Desportos para Deficientes, ANDE, fecha o calendário anual da World Boccia em grande estilo. São 8 quadras para as partidas, quadras de treinamento e aquecimento, UTI móvel 24 horas, classificação funcional internacional, além de transmissão ao vivo diariamente das partidas e disponibilização de releases de fotos, textos e vídeos.
Para comodidade dos participantes, as equipes foram divididas em duas frentes de acomodações, o Residencial do próprio Centro de Treinamento, e o Hotel Intercity Ibirapuera, que conta com transporte até o CT. A alimentação é servida individualmente, em caixas apropriadas, com 3 opções de pratos, incluindo sobremesa e bebida.
Contando com 167 credenciados, sendo 72 atletas e 95 staffs competindo em eventos individuais, pares e equipes, a Copa América ganhou corpo em relação ao evento anterior, em 2019, quando também englobava a África. Isso, pois a BisFed, federação internacional que rege a modalidade, dividia as competições em 3 regiões: Europa, Ásia e Oceania, América e África. Este ano, os países participantes do campeonato regional deste continente são Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru e Brasil.
Grandes nomes da bocha mundial têm presença garantida em São Paulo. Pela classe BC1, além do medalhista brasileiro em Tóquio José Carlos Chagas de Oliveira, o mexicano Eduardo Reyes, décimo colocado no ranking, vem com carga máxima para superar seu resultado em Tóquio, onde caiu na Fase de Grupos. Já na classe BC2, Natali Faria e Maciel dos Santos, ambos na terceira colocação do ranking feminino e masculino respectivamente, prometem muita garra. Eu nunca perdi uma competição que aconteceu no CT. Desde que foi inaugurado em 2016, eu nunca perdi aqui. O CT é a nossa casa, sem dúvida nenhuma é uma esperança de muitas medalhas, diz Maciel, medalhista de bronze no Japão. Para a acirrada classe BC3, promessa de fortes emoções no feminino com a segunda, terceira e a quarta mais bem colocadas no ranking mundial: Evelyn de Oliveira, do Brasil, Stefania Ferrando, da Argentina e Evani Calado, também do Brasil. Fechando com a classe BC4, olhos voltados à primeira do ranking feminino, a canadense Alison Levine e para Eliseu dos Santos, quarta posição no ranking masculino.
O Boletim Oficial pode ser acessado neste link. Nele contém informações sobre a competição, atletas, cronograma, contatos e autorização de responsáveis para os atletas menores de 18 anos.
O protocolo de segurança contra a COVID-19 pode ser baixado aqui.
A transmissão ao vivo será realizada através do Youtube da ANDE (youtube.com/andenarede ), bem como os vídeos release. As fotos e informações gerais do evento podem ser acessadas através do facebook da competição (https://www.facebook.com/SP2021WorldBoccia) e da ANDE (https://www.facebook.com/andenarede). Os releases em texto estarão disponíveis no site (ande.org.br).
A competição conta com o apoio das Loterias Caixa, patrocinadora oficial da Bocha Paralímpica do Brasil, o Comitê Paralímpico Brasileiro, WorldBoccia, Governo Federal, Azul Mob, Rentv e Edifier.
EXPEDIENTE:
Informações em Boletins Oficiais diários serão disponibilizados em grupo de comunicação com os líderes de equipe, e coordenadores especializados da ANDE foram designados para auxiliar em todas as questões pertinentes:
Mariana – Residential (Hostel) and Register Operations: + 55 44 99941-1669
João Paulo – Transport and Accommodation Operations: +55 24 98822-7972
Vitor – Venue Operations: +55 21 96782-8843
Emanuelle – Information Desk: +55 21 97544-5128
Grazie – Media Coordinator: +55 21 96670-6877
Comunicação ANDE
counicacao@ande.org.br