Refletores ligados, placares conectados, álcool em gel pra todos os lados, quadrados prontos pra bola branca: o Campeonato Brasileiro Masculino de Bocha Paralímpica começou. O Centro de Treinamento Ivo Varela, em Joinville, Santa Catarina, recebe a competição com roupas de gala. As decorações com tema do paradesporto e da cidade, planejado pelo coordenadores locais, alegram o espaço. Amplo, arejado e acessível, o ginásio conta com 10 quadras para receber 35 clubes, de 16 estados brasileiros (Acre, Pará, Rondônia, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná e o anfitrião Santa Catarina).
A cerimônia de abertura, realizada hoje, dia 26 de outubro, teve a presença do Vice-presidente da ANDE Erinaldo Chagas, o Presidente do Conselho Deliberativo da ANDE, Ivaldo Brandão, Tenente Coronel Luiz Eduardo Santos Cerávolo, Gabinete do Comando do Exército, o Coronel Ricardo de Andrade Serrazes, Comandante do 62° Batalhão de Infantaria, o Secretário Municipal de Esportes, André Mattos, A Vice-prefeita Rejane Gambin, e o Prefeito da cidade de Joinville, Adriano Silva, que diz ser uma grande honra pra cidade de Joinville receber esse evento, todos os atletas, familiares, profissionais. A coordenação da ANDE está de parabéns, completa.
A receptividade e o carinho são demonstrados também pelo “Nosso Batalhão”, alcunha dada pelos moradores da cidade ao Batalhão de Infantaria. O exército está presente com um grupamento dedicado e eficiente, uma força-tarefa para auxiliar na organização. Estamos aqui a pedido da Secretaria Municipal de Esporte da cidade de Joinville na missão de auxiliar no que for necessário na competição e podemos dizer que aprendemos muito mais com tanta lição de vida e comprometimento de todos esses atletas, diz Coronel Zerrazes.
O Campeonato Brasileiro Masculino é primeira competição oficial de bocha paralímpica de abrangência nacional, com separação de gênero do mundo. São 21 atletas na classe BC1, 25 na classe BC2, 18 atletas na classe BC3 e 21 atletas na BC4. Desses, 6 estiveram nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e foram homenageados durante a cerimônia. Eu fico muito feliz com o reconhecimento. Sei da importância de ter atletas de referência àqueles que estão começando. Fico lisonjeado, entendo essa responsabilidade, e estou sempre à disposição para qualquer apoio que precisarem. Na quadra podemos ser adversários, como meu irmão também é, mas fora dela precisamos nos apoiar, diz Eliseu dos Santos, BC4, irmão de Marcelo dos Santos, seu principal oponente brasileiro na classe.
O chaveamento das partidas pode ser consultado nesse link*: CHAVEAMENTO
Os resultados das partidas serão atualizados abaixo.
A Bocha Paralímpica Brasileira conta com o patrocínio das Loterias Caixa.
* Dois atletas não compareceram à competição.
Acompanhe mais notícias nas nossas redes sociais @andenarede!
Comunicação ANDE
comunicacao@ande.org.br