Erinaldo Chagas, vice-presidente da ANDE foi convidado por David Hadfield, presidente da WordBoccia, a fazer parte do Conselho desta entidade internacional que regulamenta a bocha paralímpica. Com a sua aposentadoria, propôs o convite para dois novos membros: para Richard Boele, da Austrália e representante da Oceania, e Erinaldo Chagas, representando toda a América do Sul. Ao expôr o vasto currículo de Pit na modalidade, Hadfield resumiu bem as qualidades de seu convidado: “(…) seu entusiasmo e conhecimento pelo nosso esporte são lendários.” A proposta do então presidente foi aceita por unanimidade e já está valendo desde 02 de março.
Ingressando como árbitro em 2001, Pit rapidamente evoluiu como profissional alçando também a evolução da bocha brasileira e sua visibilidade no exterior. Atuando como Delegado Técnico em várias competições internacionais incluindo os próximos Jogos Paralímpicos, em Paris 2024, Erinaldo foi o líder de projetos do Mundial de Bocha Paralímpica do Rio de Janeiro em 2022, sucesso amplamente reiterado em todas as federações internacionais. Para ele, esse convite dá relevância ainda maior à bocha brasileira: “é uma valorização de todo o desenvolvimento que nós tivemos aqui como gestão, organização e entidade. Pela característica da função no Conselho nós poderemos trazer muitos benefícios para bocha no Brasil e obviamente respondendo e envolvidos com o destino da bocha no mundo. É um reconhecimento e uma alegria muito grande em poder ter alguém nessa posição”, finaliza.
Paul Trayner, CEO da WorldBoccia, diz estar muito feliz em ter o brasileiro no seu quadro. “Sua vasta experiência no esporte e na organização de eventos de classe mundial proporcionará excelente conhecimento e percepção. Além de fornecer experiência, esta nomeação dá representação ao World Boccia da América do Sul, o que contribui para o equilíbrio geográfico do Conselho, que é fundamental para a tomada de decisão inclusiva e transparente.”