Encerrada a etapa Montreal da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica, a delegação brasileira volta para casa com uma medalha (a prata de Eliseu dos Santos no individual da classe BC4) e muita experiência adquirida em mais um evento internacional, com a satisfação de participar de uma competição de tamanha magnitude. O alto nível técnico no Canadá foi ressaltado pelos atletas.
Mais uma experiência positiva também para o vice-presidente da ANDE, Erinaldo Chagas, o Pit, que foi o delegado técnico da competição, o mais alto cargo. Pit, que é membro do Conselho da World Boccia, a Federação que regula a modalidade, foi o representante oficial da entidade.
O dirigente destaca que o evento confirmou que o Brasil é referência na bocha, com os brasileiros sendo olhados com respeito. “A gente adquiriu pouca experiência aqui, na verdade a gente comprova que nós já fazemos, no Brasil, campeonatos em altíssimo nível. Na realidade a gente colabora com os outros países na questão de desempenho, desenvolvimento, temos mais estrutura no Brasil que no Canadá, nosso Mundial foi muito melhor”, comenta. “A gente vê o respeito que eles têm pela mão de obra, pela capacidade do brasileiro. A árbitra-chefe aqui é brasileira, a Elisabete; e eu como delegado técnico, tem um respeito, um olhar diferente, porque somos referência”, completa.
Pit já vislumbra a Paralimpíada de Paris-2024 e diz que a expectativa para os Jogos na França é boa. “O Brasil vai estar bem representado. Sobre meu trabalho, facilita com a gente rodando estes eventos. Ainda vou ser delegado técnico de outros eventos, tem o Pré-Paralímpico de classificação e o evento-teste em Paris. Nossa participação aqui demonstra que estamos no caminho certo”.
Prata para o Brasil
Mesmo com uma delegação reduzida, a Seleção conquistou um pódio, com Eliseu dos Santos na classe BC4. Ainda no individual, a BC4 teve Marcelo dos Santos, que foi até as quartas-de-final, e, no feminino, Ercileide Laurinda, que ficou na primeira fase. E, na BC2, Natali Faria chegou às quartas-de-final.
Nos pares BC4, Eliseu e Ercileide perderam para Hong Kong e venceram a Alemanha. A chave teve todas equipes somando uma vitória e uma derrota, com o Brasil não se classificando pelos critérios de desempate.
A Copa do Mundo ainda tem mais duas etapas em 2023: em setembro, no Brasil, com sede em Fortaleza-CE, e em outubro, em Póvoa do Varzim, Portugal.