Depois de um intervalo considerável por conta da pandemia, o Futebol PC retorna às grandes competições. A Copa do Mundo de Futebol PC começou ontem em Salou, na Espanha, com a presença do prefeito da cidade, Pere Granados, Carles Muñoz, Presidente da FECPC (Federació Esportiva Catalana Paralítics Cerebrals), e ainda o brasileiro Paulo Cruz, Delegado Técnico, representante da IFCPF (International Federation of CP Football), em cerimônia que precedeu o primeiro jogo da competição entre Espanha e Ucrânia.
Começando a Copa hoje, dia 02, o Brasil entrou em campo contra a seleção da Tailândia às 15h30 no horário local, 10h30 horário de Brasília. Ainda sentindo a estranheza da grama sintética baixa e mais dura do que estão habituados no Centro de Treinamento Paralímpico, o nervosismo dos jogadores foi nítido. Tímida, a equipe entrou com uma proposta de jogo que acabou não acontecendo como o técnico Paulo Cabral gostaria, mas ainda sim, após uma boa jogada entrosada, Heitor Ramirez marcou aos 9 minutos. Tailândia ainda teve a chance de empatar com uma bola na trave.
Já no intervalo, muita conversa, mudança de estratégia e várias substituições, também necessárias em decorrência da classificação funcional, onde é preciso ter ao menos 1 jogador FT1 e 1 jogador FT3 em campo ao mesmo tempo. Saíram Moacir Matos, João Victor, Leo Morais e Jefferson Silva para a entrada de José Mario, Matheus Souza, Ângelo Mota e Lucas Silva. Aos 10 minutos do segundo tempo ainda teve a substituição de Cesar Aguiar por João Batista Araújo.
A estratégia de usar todas as substituições permitidas deu certo e a seleção brasileira voltou melhor no segundo tempo, fechando a partida por 3 a 1. Para o meio-campo Evandro, que recebeu a braçadeira de capitão depois da substituição do goleiro Moacir, o time entrou ansioso: “Estreia é sempre complicada, entramos afobados mas saímos com a vitória. O nosso objetivo é o título e vamos com tudo.” Mesma percepção do ala esquerdo Lucas Henrique: “O jogo foi muito difícil mas o que vale são os três pontos, a vitória. Agora vamos descansar e focar no próximo. Um degrau de cada vez pra chegar no objetivo final que é o título.”
O Brasil volta a jogar no dia 04 de maio contra a forte seleção da Alemanha, às 04h30 da manhã, horário de Brasília, e pode ser acompanhada pelo livestream disponibilizado pelo IFCPF (acesse aqui).
A súmula da partida está disponível neste link.
Acompanhe a @andenarede nas redes sociais 😊
Comunicação ANDE
comunicacao@ande.org.br