A Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE) divulgou o calendário oficial de competições para 2025, consolidando-se como uma referência no desenvolvimento do esporte paralímpico de alto rendimento no Brasil. Com mais de 20 eventos programados, a programação inclui fases de treinamento das seleções brasileira jovem e principal, além de competições regionais e nacionais, como o Campeonato Brasileiro de Bocha e os campeonatos regionais, que fortalecem a base do esporte e ampliam o alcance das modalidades.
O ano começa com força total em março, de 23 a 30, com o Mundial de Jovens de Bocha Paralímpica, evento que reúne as maiores promessas da modalidade. O torneio, a ser realizado em Curitiba, PR, é considerado um passo crucial na formação dos atletas que representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. Outro ponto alto do calendário será a realização da etapa brasileira da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica, que acontecerá em Itajaí (SC) de 10 a 18 de agosto, consolidando o Brasil como um importante centro de competições paralímpicas internacionais.
“A gente está muito feliz de divulgar o calendário com tantas competições. Isso mostra que o trabalho continua, que temos muitas perspectivas. Este ano, já começamos com uma competição importante, o Campeonato Mundial de Jovens, que é o primeiro passo dos atletas que estarão lá em Los Angeles”, afirmou Erinaldo Chagas, vice-presidente da ANDE. “Temos um calendário extenso e bem diversificado, abrangendo todas as regiões do país, prestigiando os nossos clubes, que são parceiros fundamentais na organização dos eventos. Além disso, buscamos deixar um legado nas cidades que visitamos.”
O Futebol PC também contará com eventos dentro e fora do país. Em maio acontecerá o Campeonato Brasileiro, realizado em duas divisões, no CT do Comitê Paralímpico Brasileiro, em SP. Já em outubro, a Seleção Brasileira embarcará para o Uruguai para disputar a Copa do Mundo. Estão programadas ainda fases de treinamento pré-competições, incluindo a concentração da seleção sub-23 para o Parapan-Americano de Jovens, que será realizado em novembro, no Chile.
Expediente Imprensa:
comunicacao@ande.org.br
Grazie Batista – 21 97462-0382