Evani Soares da Silva Calado
Modalidade:
Bocha Paralímpica
Classe:
BC3
Data de Nascimento:
21/11/1989
Clube:
APTS - SP
Principais conquistas:
Medalha de ouro por Pares, nas Paralímpiadas no RIO 2016. Ouro por Pares, na copa América em 2017 e 2019. Prata individual na copa América em 2017 e 2019. Ouro por pares no Open Mundial em 2018. Ouro no Brasileiro de Pares e equipes em 2015. Campeã Brasileira Individual 2019.
Histórico:
Com Paralisia Cerebral, falta de oxigênio na hora do parto e deslocamento de quadris. Evani Soares conheceu um pouco da Bocha no primeiro ano do ensino médio, através de um professor de educação física, a princípio não curtiu muito, só praticou no improviso para ganhar nota.
Dois anos depois, entrou na faculdade, e por incrível que pareça lá tinha um projeto da faculdade com o seu clube de inclusão social através da Bocha. Ali, Evani foi só para conhecer mesmo, até porque, nunca tinha imaginado praticar um esporte, a mãe insistiu muito para ir outras vezes, até que acabou recebendo o convites de seu atual técnico e do presidente daquela época!
Sua primeira competição foi o TROFÉU SÉRGIO DEL GRANDE, onde conheceu em quadra o Antônio Leme, e ele a fez se apaixonar pela Bocha, por ter visto as dificuldades maiores que as suas e vencer o jogo de 17x0.
Ali foi onde decidiu que seria uma atleta profissional.