Em uma final emocionante, disputada na tarde desta terça (22), o Vasco da Gama conquistou o oitava título de campeão brasileiro de futebol PC ao vencer o Caira, de Mato Grosso do Sul, por 1 a 0. O jogo aconteceu no Estádio Municipal Moacir Tomelin, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, Paraná.
O confronto entre o Vasco e Caira era um dos mais aguardados do campeonato, com os times mostrando excelente desempenho ao longo da competição. Sustentando o estigma de serem considerados os mais fortes do Brasil, comumente os rivais encontram-se nas fases finais da competição. No ano passado, Vasco da Gama levou a vantagem, enquanto no ano anterior Caira levantou a taça.
Sobre a competição
O Campeonato Brasileiro de Futebol PC aconteceu entre 17 e 23 de outubro, na cidade de São José dos Pinhais, Paraná. O torneio deste ano contou com sete times na primeira divisão: APBS Santos FC (SP), Ativa (MS), Caira (MS), CEPE (SC), Clube do Otimismo (RJ), CR Vasco da Gama (RJ) e River (PI). Já na segunda divisão, seis times: Apesblu (SC), Cemdef (MS), CETEFE (DF), CFA (PR), Itaquá (SP) e Mohciped (DF). São dois grupos em cada divisão, onde todos os times se enfrentam, avançando para as semifinais os clubes com melhor pontuação na fase inicial.
Já na primeira rodada, dia 18/10, a equipe do Vasco da Gama mostrou a gana pela vitória, goleando a Ativa pelo incrível placar de 27 a 0 pelo grupo A da primeira divisão. O caminho continuou com placares elásticos, com 17 a 0 contra o River e 5 a 0 contra o Santos, garantindo a primeira fase com o máximo de aproveitamento. O conterrâneo carioca Clube do Otimismo não foi páreo, e o Vasco avançou para final com mais uma goleada, dessa vez por 9 a 0. Pelo grupo B, o time sul-mato-grossense Caira também começa a competição com vitórias expressivas. Na primeira fase, venceu o time do CEPE por 6 a 2, e o Clube do Otimismo por 10 a 0. Na semi, bateu o Santos com placar de 5 a 0.
A final prometia e não decepcionou. A partida começa tensa, com muitas faltas e reclamações dos dois lados. Já no primeiro tempo, cartão vermelho para equipe do Caira aos vinte minutos. Heitor evita a saída de bola pela lateral mas, ao perder para Evandro, deixa a mão sobrar na cabeça do vascaíno. A partida segue empatada, até os 22 minutos do segundo tempo, quando o goleiro cairense Moacir comete falta no atacante Bira. O árbitro Paulo Henrique Volpato marca pênalti, Barta cobra e marca o gol vascaíno. Apenas quatro minutos depois, cartão vermelho também para a equipe do Vasco após uma falta dura de Lukinha em cima do Ângelo. Com um jogador a menos pra cada lado, a equipe do Caira tenta avançar mas o placar se mantém em 1 a 0, garantindo o octacampeonato do clube da colina. A terceira colocação foi para o Clube do Otimismo, que bateu o Santos na disputa por pênaltis após placar sem gols no tempo regulamentar.
Na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, a primeira colocação foi para o CETEFE, com CEMDEF e MOHCIPED completando o pódio. Os dois primeiros sobem para primeira divisão e o River, do Piauí, desce para segunda.
Outros prêmios também foram distribuídos:
1ª divisão:
2ª divisão:
A modalidade
O Futebol PC é praticado por atletas com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou de acidentes vasculares cerebrais. As regras são da FIFA, mas com algumas adaptações feitas pela Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CP-ISRA). Os atletas podem ser classificados em três classes funcionais: FT1 (comprometimento severo), FT2 (comprometimento mediano) e FT3 (comprometimento leve). Na regra atual, é obrigatório que exista sempre ao menos um atleta da classe FT1 em campo e, no máximo, só pode contar com um atleta da classe FT3 em campo durante toda a partida.
Expediente
Comunicação ANDE
comunicacao@ande.org.br
Grazie Batista – (21) 97462 – 0382